• Grátis para Rio do Sul - SC
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 12x no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(

Blog Casa Café & Mel

13 ideias para organizar a cozinha

Publicado em 11.11.2019 | comentários
3.943 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café e Mel

Como organizar a cozinha e deixá-la funcional


 

cozinhas grandes
Organizar a casa nem sempre é uma tarefa fácil, não é? E como a cozinha costuma ser um dos ambientes mais utilizados, sofre mais com o “monstrinho da desordem” rsrs!
Mas não se desespere não, seguindo algumas dicas e tendo um pouquinho de disciplina, você poderá “SIM” ter uma cozinha linda e com tudo no lugar.
Nós já sabemos que quando há desordem na cozinha, a rotina pode virar um caos. Além da bagunça visual, pilhas de assadeiras e frigideiras despencam, gavetas ficam lotadas e utensílios somem de uma hora para a outra. Mas podemos escapar desses problemas e deixar a cozinha arrumada e funcional. Tem itens que existem exatamente para isso e seguindo um passo a passo fica tudo mais fácil de aplicar.
Por isso, juntamos dicas fáceis de seguir, com utensílios bem a mão de encontrar que vão te ajudar na organização e também vão deixar seu dia a dia mais prático. Vamos lá:

1 . DESAPEGUE

 

unnamed

Antes de tudo: Desapegue, mantenha somente o que é realmente necessário! É difícil mas necessário, força na peruca você consegue.
Tire tudo dos armários, gavetas, balcões. Feito isso, faça uma limpeza caprichada em todos os cantinhos. Com tudo à vista, vá separando o que você realmente precisa, o que você pode doar, quem sabe vender ou jogar fora, caso realmente não dê para ninguém reaproveitar.

2 . ORGANIZE

 

organizacao micaela goes destaque

Quando você tiver somente aquilo que vai ficar na cozinha, é hora de separar tudo por categorias. Como por exemplo: pratos, panelas, talheres, copos e outros utensílios de cozinha. É importante definir um lugar para cada coisa, para que após o uso, os objetos sejam guardados novamente, tudo em seu devido lugar.
Na hora de organizar os armários e prateleiras, dê prioridade à praticidade. O ideal é colocar os itens mais usados ao alcance, de forma que eles fiquem mais acessíveis e que você possa pegá-los rapidamente, e deixar os itens que são usados com menos frequência, na parte mais alta do armário ou na parte onde o acesso não é tão fácil.


Dica da Casa Café e Mel: Na hora de arrumar a cozinha, você pode optar por dois tipos de organização: por peças: copos com copos, pratos com pratos e assim por diante, ou por uso: os copos e pratos que são mais usados acabam dividindo o mesmo espaço. Dessa forma você vai ter mais claro onde guardar cada item de forma mais ágil na hora de organizar tudo.

3 . TOQUE DE CHARME

 

50f41ebdebac71f998c405e97c94b326

Quando estiver organizando os armários e gavetas forre as gavetas ou prateleiras com plásticos coloridos, estampados ou até mesmo contact, além de proteger os armários e gavetas, eles deixam os armários mais charmosos. O legal dessa dica é que renova aquele armário que a gente já está enjoada de olhar e pode deixar a gaveta e nossos itens ainda mais bonitos de ver. E o mais interessante é que quando enjoar daquela estampa, você pode tirar tudo e trocar, com muita facilidade. Outro ponto positivo de forrar os armários é que a limpeza fica muito mais fácil.


Dica da Casa Café e Mel: Lembre-se que a louça do dia a dia precisa ser armazenada numa altura confortável, como você vai utilizar com frequência não deixe tão alto que precise de escadinha e não tão baixo que seja desconfortante pegar mais de uma peça.

4 . OTIMIZE OS ESPAÇOS

 

kit organizador parmario cozinha xicara prato mantimento d nq np 804717 mlb29674947801 032019 f

Invista em organizadores, sejam eles de armário, de parede, prateleiras, pegboards e o que mais a sua criatividade permitir. Esse organizadores são ótimos para dar aquela limpada no visual dos armários, e depois de arrumado você não tem ideia de como é lindo e arrumadíssimo tudo pode ficar. Experimente, rs.
Suportes de metal ou aramados com prateleiras são ferramentas de organização e decoração incríveis, verdadeiras peças coringas que vão te auxiliar e muito na hora de organizar e otimizar cada espacinho da cozinha.


Dica da Casa Café e Mel: Libere os cantinhos de difícil acesso: Ao organizar, avalie se a localização escolhida para os itens lhes dão boa visualização, pois costumamos esquecer das coisas que não vemos facilmente.


5. VISUAL CLEAN

 

unnamed 1
Muito cuidado com a poluição visual: deixe em cima das bancadas e prateleiras apenas o que você realmente precisa usar todos os dias ou aquilo que vai harmonizar com o resto da decoração.
Dica da casa café e me: Para conseguir uma cozinha organizada e clean, o que precisamos ter em mente é a rotina de quem prepara os alimentos e de todos que circulam pelo espaço, deixando que os itens mais usados sejam vistos com frequência e fiquem sempre a mão de quem vai usar.

6. HORTA

 

canecas
Uma outra ideia super bacana que pode te ajudar na organização e na decoração da sua cozinha é plantar temperos em potinhos ou xícaras. Você pode usar potes de vidro, que vão dar uma acabamento super bacana ou xícaras com desenhos e estampas diferentes. Além de muito fofo é super saudável ter seus temperos frescos a mão na hora de cozinhar.


Dica da Casa Café e Mel: Organizar a cozinha com toques pessoais pode ser muito divertido! Use xícaras que você tem dó de descartar mas que já estão lascadinhas, elas vão ganhar um novo charme com esta utilidade e você ainda vai ter o prazer de vê-las sendo reutilizadas... bacana né?


7 . ESPAÇO DOS TEMPEROS

 

prateleira criativa para temperos e objetos de cozinha

Eles são muito úteis na hora de cozinhar e dão o toque especial nos nossos pratos preferidos, então eles merecem lugar de destaque. Use e abuse de potinhos de vidro e não esqueça de caprichar nas etiquetas para identificar cada temperinho delicioso.


Dica da Casa Café e Mel: Os temperos podem ser acomodados em uma gaveta especialmente separada para eles, ou você pode investir em um lindo porta temperos e deixá-lo à mostra na bancada.


8. PANELAS E TAMPAS

 

450 1
Empilhe as panelas por tamanho com ou sem a tampa, se tiver mais de um jogo separe por mais usados, se forem muitas panelas, e enfileire suas tampas em uma caixa plástica, da maior para a menor.


Dica da Casa Café e Mel: As tampas merecem cuidado especial, isso mesmo elas merecem um lugar só para elas, pode ser colocando-as em um escorredor de pratos ou em suportes instalados na porta dos armários. Veja o que fica mais prático para você, e claro o que comporte a quantidade de tampas que você possui.

9. POTES

 

photo 2019 11 06 16 51 15

Você é a louca dos potes? Eu vou confessar, sou sim, ASSUMO, me julguem. Sou louca por potes messssmo, em especial potes de vidro ou aqueles mais chics que auxiliam na organização e ainda decoram. Vai dizer que os biscoitos não ficam mais lindos num pote todo charmoso? Como não amá-los? 

Dica da Casa Café e Mel: mantenha somente os potes com as tampas. Sim, nós sabemos que elas vivem se perdendo, acontece em toda casa, aconteceu aí, mande ele embora já! E não acumule mantimentos afinal, eles têm data de validade.

10. CESTOS E GAVETAS

 

unnamed 2

Cestos e gavetas são boas opções quando se trata de objetos menores. Gavetas baixas podem abrigar roupa de mesa, talheres, acessórios para cozinhar e servir, além de peças para bebidas e jogos americanos. Deve-se evitar o uso de gavetões profundos para itens pequenos e também para os pesados ou delicados, como travessas, copos, pratos e taças.


Dica da Casa Café e Mel: Use divisórias plásticas e organizadores de talheres: Eles são essenciais para manter ordem nas gavetas.


11 . MATERIAL DE LIMPEZA

 

unnamed 3

O material de limpeza deve ter seu local específico, longe dos alimentos. Ele deve ir para um cesto plástico sem tampa. Só traga o cesto para cima da bancada quando precisar usar. Outra opção é instalar ganchos no interior das portas dos armários e pendurar cestos ou pequenas prateleiras metálicas.


Dica da Casa Café e Mel: coloque as esponjas de aço dentro de um pote já cortados pela metade, assim fica mais prático e você usa só o necessário. 

12. ELETRODOMÉSTICOS

 

unnamed 4

Ter uma bancada sempre livre e limpa é o sonho de qualquer cozinheiro. Mas, quando usamos pequenos aparelhos diariamente, como torradeira e cafeteira, fica difícil de deixar essa área desocupada. Deixe um armário somente para os eletrodomésticos, e lembre-se: depois de usá-los acomode-os no lugar novamente.


Dica da Casa Café e Mel: Um boa solução é este mecanismo de elevação nas portas do armário, feito para armazenar aparelhos que ficam em fácil alcance, mas escondidos quando você não precisa usá-los.

13. BANDEJAS NA DECORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Para evitar uma desordem aparente na bancada, organize temperos e alguns utensílios em uma bandeja bonita. Além de facilitar no momento do uso, este truque deixa a cozinha mais charmosa e dá um toque especial na decoração.


unnamed 5

Dica da Casa Café e Mel: Para que você não precise ficar toda hora tirando e guardando produtos que usamos sempre, como açúcar, farinha, azeite e sal, faça o seguinte: pegue uma bandeja e reúna os produtos e crie kits para as refeições. Essa dica vai deixar bem mais prático o momento das refeições, ainda mais se sua cozinha for pequena.

unnamed 6

Depois dessa enxurrada de ideias, ficamos por aqui. Se você gostou de alguma das dicas sobre como organizar a cozinha, deixe um recado pra gente. Vamos adorar saber a sua opinião sobre esse assunto. Tem dicas para nos dar também? Escreve aqui, ideias novas sempre são bem vindas!
Um abraço e até a próxima!


Redatora auxiliar e revisora: Gilmara Krause


Comentários