Organização casa e cozinha

Pirâmide Olfativa

Publicado em 06.12.2019 | comentários
Visualizações
32.379 visualizações
Imagem do autor Brenda Minatti
Brenda Minatti
Redator da Casa Café Mel

Aprenda a usar a Pirâmide Olfativa e acerte na escolha de seus perfumes e aromas

 


 

Chegar em casa depois de um dia cansativo e sentir aquele cheirinho único e agradável que seu lar possui não tem preço. Muitos estudos comprovam que os cheiros podem interferir diretamente em nossas emoções, alguns aromas podem nos acalmar e alguns cheiros específicos podem nos trazem lembranças e sensações únicas, sejam elas boas ou ruins, por isso devemos ficar atentos ao aroma que escolhemos para nossa casa. 

adobestock 2083636432

Não existe sensação melhor que se sentir cheiroso ou estar em um ambiente que tenha um cheiro agradável, por isso acabamos investindo em perfumes e aromatizantes para casa.

Apesar de ser maravilhoso escolher aromas novos para nossa casa, podemos ter algumas dúvidas. São muitas questões a serem avaliadas: será que vamos nos adaptar ao cheiro? Qual o aroma ideal para minha casa? Será que vou enjoar? Entre outras questões bem pessoais que somente você poderá responder e entender.

Existem milhares de aromas diferentes e a maioria das pessoas não entende muito bem como funciona a liberação da essência no ambiente. E quando falamos em comprar algo sem conhecer o aroma de perto, todas essas dúvidas e questionamentos aumentam. Mas com algumas dicas simples, vamos tentar tornar um pouco mais fácil a escolha de cheirinhos para a sua casa, e te ajudar a deixar o seu lar super acolhedor para você e para quem for a sua casa. 

perfumar a casa

Vamos começar com a estrutura das essências. Gostamos de comparar a perfumaria com a música. As fragrâncias são diferenciadas por suas notas, que misturadas recebem o nome de harmonia. Assim, cada perfume possui uma sinfonia aromática que segue um ritmo olfativo. A música é expressada de forma gráfica, enquanto os cheiros podem ser sentidos por suas notas de saída (altas), de corpo (médias) e de fundo (básicas).

Cada nota possui uma estrutura diferente, isso faz com que elas evaporam em momentos diferentes, causando sensações olfativas diferentes. Quando compramos uma essência ela possui um determinado cheiro, mas com o passar do tempo esse cheiro se modifica, de forma sutil, mas isso acontece por causa da liberação das notas.

Para ficar mais fácil vamos explicar sobre as notas. Essa identificação é chamada de pirâmide olfativa que é composta por três notas: de cabeça, de corpo e de fundo. 

04 blog chlorophylla 1

Notas de cabeça: também conhecida como nota de saída. É a primeira a ser evaporada, possui ingredientes mais voláteis, por isso é de rápida evaporação e vai direto ao nariz. É a apresentação do aroma, a que causa a “primeira impressão”. São notas frescas, como: limão, laranja, bergamota, lavanda, pinho, eucalipto. 

Notas de coração: pode ser chamada de nota de corpo também. São notas que expressam o tema principal da fragrância, é como se fossem a alma e a personalidade do aroma. Não são tão voláteis, por isso vão evaporando aos poucos. São notas espessas, como: flores, folhas e especiarias.

Notas de fundo: também podem ser chamadas de notas de base. Asseguram a capacidade de fixação do cheiro, são notas pouco voláteis que evaporam devagar, representam o último acorde assimilado. São notas densas, como: resinas, madeiras e de origem animal.  

piramide olfativa i9life3

Agora que você já entendeu como funcionam as estruturas das fragrâncias podemos falar sobre as famílias olfativas. Embora a classificação dos cheiros seja muito subjetiva (cada um tem sua percepção sobre se um perfume é doce ou não), foi criada uma categorização para os aromas, que se chama famílias olfativas, onde as essências de cada família possuem características parecidas, como as notas presentes.

Alguns exemplos de famílias olfativas são: 

Floral

É a família mais ampla que existe e uma das mais antigas e como o próprio nome já diz, é extraída de flores como rosas, jasmins, lírios, violetas e magnólias. Possuem notas mais femininas, elegantes, delicadas e românticas. 

adobestock 102239437b

Exemplos de subcategorias são: Floral Rosa (baseada na rosa e é uma das mais antigas composições, tenta levar ao consumidor a maciez e suavidade de uma essência criada com apenas uma flor, esta considerada meiga e rainha das flores) e Floral Branco (encaixam-se aqui o jasmim, tuberosa, ilangue-ilangue e flor de laranjeiras, que são consideradas flores com tonalidades mais pesadas onde suas notas remetem a agressividade, sensualidade e com um leve toque animalizado). 

Chipre

Composto por notas cítricas de bergamota com musgo de carvalho, patchuli e outras madeiras nobres. Essa família se originou de um perfume (Chypre) que recebeu esse nome em homenagem a uma ilha grega.  

adobestock 144903680b

Oriental

É uma mistura de notas frescas com notas mais quentes, como baunilha, âmbar e madeiras. Possui notas sensuais, misteriosas, envolventes e quentes.

Floriental

Possui um toque adocicado. Ela é uma mistura de notas floral com um fundo oriental, suas notas são sensuais, cativantes e misteriosas.

Aromáticos

Compõem essa classe o sálvia, alecrim, lavanda e tomilho. Possui notas mais energizante, dinâmicas e naturais, sendo geralmente associado masculino.

Amadeirados

Suas essências vêm de madeiras como sândalo, cedro e patchouli. Geralmente são produtos com cheiros ricos e poderosos, muito presente em fragrâncias masculinas. 

adobestock 177696833b

Cítrico

Possui notas refrescantes e leves, agradam tanto homens como mulheres. Vem de itens mais ácidos como o limão e a bergamota, e suas essências são extraídas de rosas, violetas, magnólias e violetas.

Quando entendemos um pouco mais sobre a estrutura aromática e os tipos de famílias olfativas fica mais fácil acertar na hora de escolher um cheirinho para casa. As vezes não temos idéia de qual aroma queremos, mas se sabemos qual cheiro mais nos agrada (um cheirinho mais adocicado, cítrico ou amadeirado, por exemplo) podemos procurar alguma fragrância que seja desta família, o que pode ajudar muito. 

Não existe regra para a escolha de um aromatizante, você precisa apenas escolher um cheiro que lhe agrade e te traga sensações boas, assim você pode deixar sua casa ainda mais confortável e acolhedora. 

Levando em consideração o fato que os cheiros podem influenciar nosso humor e concentração, vamos deixar algumas dicas de cheiros para cada cômodo da casa: 

Sala: A sala, geralmente, é o lugar de maior concentração de pessoas, muitos especialistas falam que não existe uma regra para este cômodo, pois ele deve expressar a personalidade do dono da casa.  

img 1765

Mas, algumas opções de aromas que trazem uma sensação de bem estar podem cair muito bem, já que é um lugar de receber visitas e curtir com a família (Ágape, Canela e Cereja, Mel e Limão, Romã-rubi e Limão Siciliano e Peônia).


Banheiro: aromas que remetem a limpeza, geralmente mais frescos como os cítricos e de ervas, aromas como pinho, hortelã, eucalipto, lavanda e alecrim podem combinar muito bem.  

h5b0022

Na hora de receber visitas um aromatizante facilita muito, mas velas perfumadas e até mesmo os sachês deixam o ambiente muito agradável. (exemplos de essências: Lavanda Toscana, Bambu, Alecrim-Magno, Floral Lemon e Garden).

Quarto: Aromas mais leves e relaxantes, por ser o cômodo onde descansamos. Aromas que podem trazer tranqüilidade lavanda, sândalo, ilangue ilangue e cedro. 

adobestock 291015229

Neste cômodo vale a pena investir em águas perfumadas nessas essências, borrife na cama, cortinas, tapetes e até mesmo nas roupas. (exemplos de essências: Lavanda Toscana, Flores Brancas, Limão Siciliano e Peônia e Bambu).

Cozinha: Aromas mais cítricos ajudam a tirar o cheiro de gordura e alimentos. Por ser um lugar onde possui uma enorme mistura de cheiros cuide com os aromas adocicados e fortes, pode virar uma bagunça. Aromas com alecrim, manjericão, hortelã e laranja ficam ótimos. Velas perfumadas e águas perfumadas são uma boa escolha, e você também pode usar essências na hora de fazer a limpeza, como passar pano no chão. Para este ambiente o indicado é usar aromas que sejam mais instantâneos e menos duradouros. Como os aromas podem atrapalhar nosso paladar, na cozinha não indicamos usar difusores ou aromatizantes de longa duração. Use algo para dar um cheirinho bom na hora, mas que passe com o passar do tempo para não interferir na hora de cozinhar.

Escritório: É um lugar onde precisamos de concentração, estímulo da criatividade, memória e organizar os pensamentos.

adobestock 284471378b

 Aromas como limão, alecrim, bambu, lavanda e menta, neste ambiente o aromatizante é a melhor opção, mas você pode reforçar o cheiro durante o dia ou no horário que necessite de maior concentração com um home spray. (exemplos de essências: alecrim-magno, lavanda toscana e limão siciliano e peônia).


 Outro desafio do nosso dia a dia que a maioria de nós enfrenta, é deixar a casa perfuma e acabar com aqueles odores ruins que eventualmente temos em casa. Nessa busca por achar alternativas para manter a casa sempre cheirosinha, montamos um texto dando algumas dicas de como você pode manter sua casa sempre cheirosa e acabar com aquele cheirinho ruim. Nessa matéria damos dicas de como podemos acabar com odores ruins e como manter sua casa bem cherisosinha. É só clicar no link a seguir e aproveitar > COMO ELIMINAR ODORES RUINS E MANTER SUA CASA CHEIROSA.


 

Gostamos de dizer sempre, que no quesito lar, não existem regras que devemos seguir a risca. Você deve fazer aquilo que te deixa bem e faz você se sentir aconchegado em seu lar. 

Na hora de escolher o aroma para o seu lar, você precisar ter bem claro do que você e as outras pessoas que moram na casa gostam. Elega alguns aromas que todos gostam e distribua pelos ambientes. Você pode usar as dicas que deixamos aqui para ajudar e te dar um norte nessa escolha. Mas o mais importate sempre vai ser o bem estar das pessoas que convivem nesses ambientes. Deixar o seu lar aconchegante e acolhedor sempre vai ser a maior e mais valiosa vantagem de se ter uma casa perfumada e cheirosa.

adobestock 82101462b

A regra maior é ser feliz e fazer aquilo que te faz bem!


Abraços e até a próxima! 

 

 

Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.