Receitas

Sopas e caldos para servir no inverno: 9 dicas incríveis

Publicado em 27.06.2022 | comentários
Visualizações
48.798 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café Mel

 

Hoje selecionamos dicas especiais para te ajudar a montar uma mesa linda e servir essas queridinhas do friozinho com um charme todo especial e encantar seus convidados. Nosso objetivo é fazer com que você não se acomode. Vamos te inspirar na estação mais fria do ano, afinal o inverno mal começou e você pode servir muita coisa gostosa nesse clima que é só aconchego!

Todos concordamos que noites frias são convidativas e propícias para uma reuniãozinha mais intimista, em casa mesmo, e nada mais gostoso que surpreender nossos amigos ou familiares com um prato simples porém agradável demais como uma sopa quentinha e super saborosa,  servida de acompanhamentos, um bom vinho… Huummmm, já deu água na boca rsrsrs. Então vamos lá? 

Neste texto você irá saber:

Além de bônus com deliciosas receitas!

Caldo ou sopa?

Antes de tudo, vamos descobrir as diferenças entre caldos e sopas para não fazer fiasco: sabia que os caldos, geralmente são feitos de legumes ou carnes, podem ser mais líquidos e ao servir podemos coar e retirar os pedaços? Sim, isto mesmo é simples assim. E este mesmo caldo também é uma ótima base para a sopa, que leva mais ingredientes como pedaços de carne, ovos, temperos e até queijos se você preferir. Na hora do preparo vale deixar um pouco do caldo reservado para servir de entradinha.

Uma das grandes vantagens de servir um jantar com caldos e sopas é que apesar de simples são bem ecléticos ou seja, será muito difícil de alguém não gostar de nenhuma variação deste prato! E a variedade de receitas possíveis é imensa, podem ser adaptadas para os vegetarianos e veganos também. Então não se preocupe, o seu encontro com amigos ou familiares será uma experiência agradável para todos os paladares, basta saber escolher a receita certa e seguir as dicas que vamos te passar.

Quando pensamos em receber em casa, precisamos sempre levar em consideração aquelas diquinhas básicas da nossa matéria “Mesa posta: primeiros passos para receber seus convidados”. Em qualquer situação, a forma mais assertiva para impressionar é dar uma atenção toda especial à mesa, afinal, quem não gosta de ser recepcionado com algo especialmente preparado e pensado para te agradar? E não se preocupe se você ainda não tem os melhores talheres, taças ou as louças mais desejadas e apropriadas, pois aqui vamos te ajudar com dicas incríveis para usar peças que facilmente você já tenha, porque mesmo que seja simples, deve carregar todo seu carinho e aí com certeza você irá surpreender seus convidados!

Então pega seu bloquinho de anotações e vamos às dicas:

Dica 1 - Quando servir caldos e sopas?

As sopas ou caldos são pratos para serem servidos como entradinhas em jantares ou almoços em qualquer epoca do ano, porém são em dias frios, em alto inverno mesmo, que eles são mais apreciados. O calor deste prato remete ao aconchego e torna a noite muito acolhedora além de agradar facilmente a maioria das pessoas. Pode inclusive se tornar o prato principal. E se você é marinheira(o) de primeira viagem, evite receitas muito complicadas ou com muitas etapas, faça algo simples e capriche nos complementos, pães, parmesão ralado, cebolinha, salsinha, croutons e não se esqueça do vinho e água para acompanhar. Vai ficar muito charmoso e agregar sabor ao prato servido. 

Uma opção certeira para o inverno são os vinhos, um bom vinho torna qualquer jantar ou almoço mais aconchegante e delicioso. Não sabe que vinho servir? Fique tranquilo, confira depois nossa matéria de “Harmonização de Vinhos”.

tamanho banners blog sopas bcd prancheta 1

Dica 2 - Protegendo sua mesa

Por serem líquidas, as sopas geralmente acabam tendo mais chances de respingar ou serem derramadas na mesa do que pratos mais sólidos, como carne ou batatas, por exemplo. Pensando nisso, você pode seguir as regras de etiqueta à mesa arrumando-a com o prato fundo acompanhado de um prato raso. Para ficar ainda melhor, use o sousplat em baixo do prato raso. Isso protejerá ainda mais sua mesa do calor e dos possíveis respingos que possam sujar sua toalha ou lugar americano.

banner blog 02d 02

Se você ainda não tem um conjunto de souplat, Tudo bem, podes usar apenas o raso. Mas vale a pena pensar neste investimento, pois é um acessório muito útil e ainda vai deixar sua mesa posta mais charmosa!

banner blog 02

Mas se você não quer seguir as regras e gosta mesmo é de ousar, também poderá substituir os pratos fundos por bowls. Vai ficar uma graça! Fizemos uma composição assim na foto abaixo, e veja que ele é menor e fica mais adequado ao tamanho do bowl, deixa a composição mais harmoniosa.

tamanho banners blog sopas bcd 02

E se não quiser usar nem prato fundo e nem o bolw, ainda há a opção de servir em um pão italiano sem miolo. “FICA LINDO” e saboroso! Neste caso, dependendo do tamanho do pão,  acompanhados de pratos para sobremesa, ou rasos e se tiver o sousplat adequado ao tamanho do prato, use-os também!

Dica 3 - Melhor recipiente para servir

Na hora de servir sua sopa, você pode tanto levar os pratos já montados ou deixar a sopeira na mesa. Se você optar pela sopeira, use uma bem bonita, que combine com a sua composição e que seja grande, elas geralmente são de porcelana ou metal. Mas você deve estar pensando: e se eu não tiver este item em casa? Não tem problema amiga, use um refratário próprio para servir pratos quentes, desde que seja profundo o suficiente, ou inove usando aquela panela bonita (de ferro, barro ou pedra, por exemplo). E lembrando que ao usar sopeiras ou panelas vale usar o réchaud (se você tiver), que dá um charme a mais ao colocar a mesa e deixa a sopa quentinha por mais tempo.

sem titulo 11

Dica 4 - Rodízio de sopas

Essa dica é para você que adora sopas, e tem convidados que as amam também ou se você é porreta na cozinha e adora arrasar nos eventos. Se está é você, que tal servir mais de uma sopa? Dá para fazer uma super noite de sopas e caldos e servir um rodízio com sabores diferentes. Lembrando que se você servir mais de uma sopa substitua os pratos por bowls menores ou use canecas ou xícaras com boa capacidade. O objetivo neste caso é que todos experimentem a variedade de sabores e por isso as quantidades podem ser menores, e cada um se serve a vontade repetindo a que mais lhe agradar, combinado?

tamanho banners blog sopas 05 03


Nas fotos acima você pode observar as composições com e sem o souplat, de forma bem informal, servidos na caneca e bowl. Esta proposta é ideal para servir na modalidade de rodizio, onde as porções são menores. Também perfeitas para entradinhas.

Aproveite e COMPRE AQUI  esta composição!


Dica 5 - Acompanhamentos  

Além dos pratos principais, uma noite de sopas e caldos completa pede bons acompanhamentos. Mas, acompanhamento para sopa? Será que precisa mesmo? Este detalhe é simples de resolver! Sabe o pãozinho delícia da padaria que você adora? É ele, capriche!

A maneira mais tradicional de servir o pão é em forma de torradas, que podem ser temperadas com azeite, ervas, amanteigadas ou ao natural mesmo. Se o seu evento for para mais pessoas de diversos gostos você pode servir todas as opções, independente de como você servir, vai por mim, elas dão um toque todo especial ao prato.

E caso você queira apresentar algo mais elaborado, prepare bruschettas com sabores variados e ofereça-os antes da sopa como entradinha e será sucesso na certa também! Além disso, temos o pão italiano que já é um acompanhamento clássico, basta dar uma torrada nele para deixar a casca mais crocante, ou para dar aquele charme e sabor todo especial servindo a sopa dentro dele. Fica lindo, chique, glamouroso e delicioso, muuuuiito delicioso! Ahhh vale experimentar viu!

9 dicas de como servir sopas e caldos 4

Dica 6 - Organizando os acompanhamentos na mesa

Na hora de arrumar a mesa distribua ramequins, taças para sobremesabowls ou xícaras mesmo (de acordo com a composição de sua mesa) os outros acompanhamentos que podem ser: croutons, queijo ralado, pedaços de queijo, ervas frescas (cebolinha, salsinha ou manjericão), alho torrado, ovos cozidos picadinhos, etc. Aproveite para colocar plaquinhas de identificação em cada recipiente, para criar um detalhe a mais na sua mesa. Olha que ideia bacana a da foto usando mini grampos ou plaquinhas de identificação para nominar cada coisa – vamos concordar que é uma ideia super simples, mas que faz aquela diferença! E se você analisar estes itens a mesa já formam uma linda decoração.

9 dicas de como servir sopas e caldos 5


COMPRE AQUI marcadores, plaquinhas e mini grampinhos que você pode usar para identificar os acompanhamentos


Dica 7 - Deixe seu convidado à vontade

A idéia é fazer com que todos se divirtam e aproveitem ao máximo a noite. Então pequenos detalhes podem fazer toda diferença.

Se for receber amigos que tenham filhos pequenos, vale pensar em espaço kids, com brincadeiras e atividades que eles possam se interessar e se divertir de acordo com sua idade. Também vale reservar um espaço para eles à mesa e que pode ser com itens diferenciados e que se adapte a sua idade, que eles saibam usar sozinhos ou com ajuda dos pais.

Os pais amam o carinho e as crianças além se ficarem mais à vontade, se sentem super especiais!

Enfim, lembre-se ao preparar estes ambientes, assim como é importante conhecer as preferências alimentares de seus convidados, também é muito válido saber o que os deixa à vontade na mesa. É sempre o anfitrião que se adequa aos convidados e nunca o contrário. Então se não souber, tudo bem, pergunte à eles, não há nada de errado nisso, pelo contrário só deixará os convidados com mais expectativas boas e te dará maior segurança e confiança na hora de preparar a mesa e de comprar os ingredientes e preparar os pratos, ok?

9 dicas de como servir sopas e caldos 52 

Dica 8 - Como deixar o ambiente aconchegante? 

Procure criar um clima aconchegante na sala de jantar. Aposte nas roupas de mesa e louças com colorações mais quentes, como o vermelho e o laranja. Se não as tiver, tudo bem, você pode pensar em algo rústico, como pelegos ou mantas típicas de inverno sobre uma ou duas cadeiras. Também vale usar velas, mas sem perfume, certo? Elas ficam maravilhosas dispostas em garrafas com alturas diferentes e podem ser usadas como ilumunação durante o jantar.

tamanho banners blog sopas 05 05


Veja no site as peças usadas na composição acima CLICANDO AQUI


Você pode também usar centros de mesa ou pequenos vasinhos com as queridinhas "flores secas" que estão super em alta este ano. 

tamanho banners blog sopas bcd 04

Outra boa idéia são usar os mini vasinhos com temperos frescos e previamente higienizados, como a salsinha crespa por exemplo. Importante é que seja apreciado por todos e possam ser usado suas folhas durante o jantar caso assim desejem. Sem dúvida as plantas dão um toque todo especial ao ambiente. Você pode também substituir o vasinho em que ela vem por um pequeno ramequim ou bowl.

Os acompanhamentos e temperos, desde que bem apresentados, também fazem parte da decoração. Na dica 6 deixamos bem explicadinho!

Capriche nos pequenos detalhes da sua mesa posta. Amarre os guardanapos, de tecido com laços de fita, sisal ou outra coisa que tiver, e junte um galhinho de alecrim. Se for usar guardanapos de papel, fica uma graça usar grampinhos com um pequeno papel marcando os lugares, ou ainda com um recadinho especial para esta noite.

sem titulo 1

Lembre-se: é importante equilibrar as cores, e tranparência sempre é bem vinda. Faça tudo com muito carinho e abuse da criatividade, faça com que uma peça harmonize com outra usada e que juntas, tragam equilibrio na composição como um todo!

Dica 9 - Aproveite o momento

Fique tranquila e à vontade. De nada adianta ficar excessivamente preocupada(o). Lembre-se que o importante de estar em volta da mesa é compartilhar e não só comer. A comida é um detalhe importante sim, mas o que vale mesmo é estar entre pessoas queridas e bater um papo divertido e dar muitas risadas.

adobestock 236376125

E a nossa maior dica: “Use muito amor em tudo!” Decore com originalidade e criatividade, prepare as receitas com dedicação, mas acima de tudo, faça tudo com muito amor e verá que os seus convidados sairão tão satisfeitos e encantados com todo seu carinho em recebê-los que lembrarão desta noite tão especial!

E não se preocupe se algo não sair como o planejado, pois tudo é aprendizado, e nossos erros podem render boas risadas num encontro como este. Então se joga na brincadeira e deixa tudo acontecer.

E aí o que achou, gostou das nossas sugestões de como preparar sua recepção e aquecer o coração dos seus convidados?

Como você pôde ver, existem diversas maneiras de arrumar uma mesa para um evento em família ou amigos. Vale a pena colocar estas dicas em prática nos seus próximos encontros e surpreender a todos.

Com todas essas dicas, é hora de pôr a mão na massa! Seguem as nossas receitas… Lembre-se: divirta-se ao cozinhar também e aproveite!

Confira aqui também nosso vídeo com dicas valiosas sobre caldos e sopas: 


Bônus: Receitas
 Sopa cremosa de batatas com linguiça 

A batata, com certeza, é um dos alimentos mais amados na culinária. Fácil de fazer, essa receita de sopa cremosa de batata com linguiça é obrigatória em dias de frio.

9 dicas de como servir sopas e caldos 8

Ingredientes: 

  • 1 k de batatas 
  • 2 caldos de legumes 
  • 3 colheres (sopa) de azeite 
  • 250 g de linguiça fininha cozida/defumada 
  • 1 cebola pequena ralada 
  • 2 xícaras de cenoura bem picadinha ou ralada 
  • 2 xícaras de couve picada bem fina 
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso 

Para acompanhar esta sopa: cebolinha fina picada, parmesão ralado e pães a gosto.

Modo de preparo: 

Descasque as batatas, corte em cubos e cozinhe com os caldos de legumes na água em quantidade suficiente até cobrir um dedo acima das batatas. Enquanto cozinha as batatas, aqueça o azeite e refogue as linguiças já previamente fatiadas em rodelinhas finas. Depois coloque a cebola ralada e refogue mais um pouco. Por último coloque a cenoura, mexa bem, desligue e reserve. Assim que as batatas estiverem cozidas, coloque-as no liquidificador com o caldo e bata até virar um creme. Você provavelmente vai precisar fazer isso em duas etapas para não transbordar o liquidificador. Ligue o fogo novamente, aqueça a linguiça e junto com o creme de batatas e deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo mexendo sempre para não grudar no fundo. Para finalizar, coloque o requeijão e mexa até incorporar bem e desligue. Sirva logo em seguida. Dica: Por ser cremosa esta é uma ótima sopa para ser servida dentro do pão italiano. 

Minestrone

9 dicas de como servir sopas e caldos 9

O minestrone tradicional é uma sopa italiana feita com uma grande variedade de legumes picados. Em italiano minestra significa sopa, minestrone, por sua vez, significa “sopão”. Os ingredientes mais usados nele são: cebolas, cenouras, batatas, tomates, abobrinha, vagem, salsão, aipo, caldo de carne ou de galinha, toucinho, etc. Não se pode dizer que existe uma receita certa ou errada para o minestrone porque ele pode ser feito com os legumes que estejam em época. E ele tanto pode ser vegetariano ou conter carne, faça do jeito que desejar, mas faça! Quem avisa amiga é! Segue nossa sugestão :

Ingredientes:

  • 2 colheres de azeite 
  • 120 g de linguiça defumada picada 
  • 1 colher de manteiga 
  • 1 cebola média picada 
  • 1 cenoura grande picada em cubinhos 
  • 2 batatas médias picadas em cubinhos 
  • 1 talo de salsão cortado em rodelinhas 
  • 1 abobrinha Itália pequena picada em cubinhos (sem sementes e com a casca) 
  • 1 xícara de repolho ralado grosso 
  • 1 lata de tomates pelados 
  • 1 xícara de feijão branco cozido 
  • 1 envelope de caldo de legumes (pó) 
  • sal e pimenta do reino moída na hora 

Para acompanhar esta sopa: pães e queijo parmesão são uma boa pedida 

Modo de preparo: 

Comece aquecendo o azeite e frite a linguiça para soltar o sabor. Depois de alguns minutos acrescente a manteiga e a cebola e refogue até dourar. Coloque a cenoura e refogue por 5 minutos, depois inclua a batata e refogue por mais 5 minutos. Adicione os tomates pelados com o molho e mais duas latas de água, incorpore o caldo de legumes, depois coloque o feijão branco, o salsão, a abobrinha e o repolho. Observe que há diferença de tempo de cozimento para cada tipo de legume. Mexa bem e deixe cozinhar com a panela parcialmente aberta por aproximadamente 30 minutos ou até que os legumes estejam no ponto desejado. Acrescente a pimenta do reino moída na hora (preferencialmente) prove e ajuste o sal. Sirva com pães e queijo parmesão ralado. Dica 1: servir o queijo parmesão em lascas sobre a sopa fica bonito e intensifica o sabor! Dica 2: fica mais fácil comprar o feijão já cozido no vapor, dessa forma você ganha tempo não tendo que deixar de molho e cozinhar o feijão! Alguns supermercados vendem os legumes picados e higienizados também, daí fica moleza fazer sopa, não fica?! 

Desejamos um ótimo evento, belas risadas e bom apetite!

 

 

Vem conhecer melhor nossa loja e encontrar tudo o que precisa para arrasar em um evento com sopas:

Lugar americano

Guardanapos

Porta guardanapos

Sousplat 33 cm

Sousplat 25 cm

Pratos rasos

Pratos fundos

Pratos para sobremesa

Bowls

Taças

Marcadores para taça

Talheres

  

Redatora auxiliar e revisora: Elis F. T. Nardelli

Regras de etiqueta: Iara Palmira

 
 
 
 


 
Ofertas Especiais
Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.