• Grátis para Rio do Sul - SC
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 12x no cartão

Blog Casa Café & Mel

9 dicas para você arrasar servindo sopas e caldos

Publicado em 01.07.2019 | comentários
879 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redatora da Casa Café e Mel

9 dicas para servir sopas e caldos e arrasar | Bônus: 2 receitas para você se inspirar 

 

Oi gente!

Hoje selecionamos dicas especiais para te ajudar a montar uma mesa linda e servir essas queridinhas do friozinho com um charme todo especial e encantar seus convidados. Nosso objetivo é não deixar você se acomodar e te inspirar na estação mais fria do ano, afinal o inverno mal começou e você pode servir muita coisa gostosa nesse clima que é só aconchego!

Todos concordamos que noites frias são convidativas e propícias para uma reuniãozinha mais intimista, em casa mesmo, e nada mais gostoso que surpreender nossos amigos ou familiares com um prato simples porém agradável demais como uma sopa quentinha e super saborosa, com acompanhamentos, um bom vinho… Huummmm, já deu água na boca rsrsrs. Então vamos lá? 

Antes de tudo, vamos descobrir as diferenças entre caldos e sopas para não fazer fiasco: sabia que os caldos, geralmente são feitos de legumes ou carnes, podem ser mais líquidos e ao servir podemos coar e retirar os pedaços? Sim isto mesmo é simples assim. E este mesmo caldo também é uma ótima base para a sopa, que leva mais ingredientes como pedaços, ovos, temperos e até queijos se você preferir. Na hora do preparo vale deixar um pouco do caldo reservado para servir de entradinha.

Uma das grandes vantagens de servir um jantar com caldos e sopas é que apesar de simples são bem ecléticos ou seja será muito difícil de alguém não gostar de nenhuma variação deste prato! E a variedade de receitas possíveis é imensa ela pode ser adaptada para os vegetarianos e veganos também. Então não se preocupe, o seu encontro com amigos ou familiares será uma experiência agradável para todos os paladares, basta saber escolher a receita certa e seguir as dicas que vamos te passar.

Quando pensamos em receber em casa, precisamos sempre levar em consideração aquelas diquinhas básicas da nossa matéria anterior, lembra? Se não, tudo bem, clique aqui e anote as que achar mais importante! Em qualquer situação, a forma mais assertiva para impressionar é dar uma atenção toda especial à mesa, afinal, quem não gosta de ser recepcionado com algo especialmente preparado pensado para te agradar? E não se preocupe se você ainda não tem os melhores talheres, taças ou as louças mais desejadas e apropriadas, pois aqui vamos te ajudar com dicas incríveis para usar peças que facilmente você já tenha, porque mesmo que seja simples, deve carregar todo seu carinho e aí com certeza você irá surpreender seus convidados!

Então pega seu bloquinho de anotações e vamos às dicas: 

 

Dica 1  

As sopas ou caldos são pratos para serem servidos em dias frios e se você é marinheira(o) de primeira viagem, evite receitas muito complicadas ou com muitas etapas, faça algo simples e capriche nos complementos, pães, parmesão ralado, cebolinha, salsinha, croutons e não se esqueça do vinho e água para acompanhar. Vai ficar muito charmoso e agregar sabor ao prato servido. 

mesa de inverno casa cafe e mel 3

 

Dica 2  

Por serem líquidas, as sopas geralmente acabam tendo mais chances de respingar ou serem derramadas na mesa do que pratos mais sólidos, como carne ou batatas, por exemplo. Pensando nisso, você pode seguir as regras de etiqueta à mesa arrumando-a com o prato fundo acompanhado de um sousplat, ou se você não tiver, tudo bem, podes usar um prato raso (fazendo a função do sousplat), ou um  pires, dependendo da louça que você escolheu. Este detalhe vai evitar que se suje a toalha ou jogo americano e ainda deixar a mesa mais linda.

mesa de inverno casa cafe e mel 2

Mas se você não quer seguir as regras e gosta mesmo é de ousar poderá servir também em bowls, como está na mesa posta da foto. Fizemos uma composição toda charmosa e ainda usamos o prato de sobremesa ou de entradinha, que é menor e fica mais adequado ao tamanho do bowl para deixar a composição mais harmoniosa.

 

Dica 3  

Na hora de servir você pode tanto levar os pratos já montados ou deixar a sopeira na mesa. Mas se você optar pela sopeira, use uma bem bonita, que combine com a sua decoração e que seja grande, elas geralmente são de porcelana ou metal. Mas você deve estar pensando: e se eu não tiver este item em casa? Não tem problema amiga, use um refratário próprio para servir pratos quentes ou inove usando aquela panela bonita (de ferro, barro ou pedra, por exemplo) se não quiser usar nenhum deles ainda há a opção de servir em um pão italiano sem miolo! “FICA LINDO” e saboroso! E lembrando que ao usar sopeiras ou panelas vale usar o réchaud (se você tiver), que dá um charme a mais ao colocar a mesa e deixa a sopa quentinha por mais tempo ok?

sem titulo 11

 

Dica 4  

Essa dica é para você que adora sopas, e tem convidados que as amam também ou se você é porreta na cozinha e adora arrasar nos eventos. Se está é você, que tal servir mais de uma sopa? Dá para fazer uma super noite de sopas e caldos e servir um rodízio com sabores diferentes. Lembrando que se você servir mais de uma sopa substitua os pratos por bowls menores ou use canecas ou xícaras. O objetivo neste caso é que todos experimentem a variedade de sabores e por isso as quantidades podem ser menores, e cada um se serve a vontade repetindo a que mais lhe agradar, combinado?

mesa de inverno casa cafe e mel 1

 

Dica 5  

Além dos pratos principais, uma noite de sopas e caldos completa pede por bons acompanhamentos. Mas, acompanhamento para sopa? Será que precisa mesmo? Não fique preocupada, este detalhe é simples de resolver! Sabe o pãozinho delícia da padaria que você adora? É ele, capriche! A maneira mais tradicional de servir o pão é em forma de torradas, que podem ser temperadas com azeite, ervas, amanteigadas ou ao natural mesmo. Se o seu evento for para mais pessoas de diversos gostos você pode servir todas as opções, independente de como você servir, vai por mim, elas dão um toque todo especial ao prato. E caso você queira apresentar algo mais elaborado, prepare bruschettas com sabores variados e ofereça-os antes da sopa como entradinha e será sucesso na certa também! Além disso temos o pão italiano que já é um acompanhamento clássico, basta dar uma torrada nele para deixar a casca mais crocante, ou para dar aquele charme e sabor todo especial servindo a sopa dentro dele lembra? Fica lindo, chic, glamouroso e delicioso, muuuuiito delicioso! Ahahah vale experimentar viu!

9 dicas de como servir sopas e caldos 4

 

Dica 6  

Na hora de arrumar a mesa distribua ramequins, taças para sobremesa, bowls ou xícaras mesmo (de acordo com a composição de sua mesa) os outros acompanhamentos que podem ser: croutons, queijo ralado, pedaços de queijo, ervas frescas (cebolinha, salsinha ou manjericão), alho torrado, ovos cozidos picadinhos, etc. Aproveite para colocar plaquinhas de identificação em cada recipiente, para criar um detalhe a mais na sua mesa. Olha que ideia bacana a da foto usando pregadores de roupa para fixar as plaquinhas – vamos concordar que é uma ideia super simples mas que faz aquela diferença! E se você analisar estes itens a mesa já formam uma linda decoração.

9 dicas de como servir sopas e caldos 5

 

Dica 7  

Vale pensar em cada detalhe para arrasar na sua recepção, uma florzinha na mesa, ou um alecrim amarrado no guardanapo, talvez um espaço kids… Enfim, lembre-se é sempre o anfitrião que se adequa aos convidados e nunca o contrário, então se não souber o gosto de seus convidados pergunte a eles suas preferências, não há nada de errado nisso, pelo contrário só deixará os convidados com mais expectativas boas e te dará maior garantia e confiança na hora de comprar os ingredientes, escolher e preparar os pratos, ok?

9 dicas de como servir sopas e caldos 52

 

Dica 8  

Procure criar um clima aconchegante na sala de jantar. Aposte em toalhas e louças com colorações mais quentes, como o vermelho e o laranja. Se não as tiver, tudo bem, você pode pensar em algo rústico, como mantas típicas de inverno sobre uma ou duas cadeiras, também vale usar velas, mas sem perfume, certo? Outra dica é usar centros de mesa com flores naturais, conforme citamos acima, ou ainda um vasinho bem arrumadinho com algum tempero fresco, que seja apreciado por todos e possa ser usado suas folhas durante o jantar. Sem dúvida as plantas dão um toque todo especial ao ambiente. Os acompanhamentos e temperos, desde que bem apresentados, também fazem parte da decoração. Capriche nos detalhes da arrumação, amarre os guardanapos, sejam de tecido ou papel, com laços de fita, flores de arame, sisal ou outra coisa que tiver, desde que combinem com a toalha ou jogo americano. Use e abuse da criatividade! PS: você pode usar a tradicional argola para guardanapos, que é uma opção sem erro.

sem titulo 1

 

Dica 9  

Fique tranquila e a vontade, lembre-se que o importante de estar em volta da mesa é compartilhar e não só comer. A comida é um detalhe importante sim, mas o que vale mesmo é estar entre pessoas queridas e bater um papo divertido e dar muitas risadas.

adobestock 236376125

 E a nossa maior dica: “Use muito amor em tudo!” Decore com originalidade e criatividade, prepare as receitas com dedicação, mas acima de tudo, faça tudo com muito amor e verá que os seus convidados sairão tão satisfeitos e encantados com todo seu carinho em recebê-los que lembrarão com muito carinho desta noite!

E não se preocupe se algo não sair como o planejado, pois tudo é aprendizado, e nossos erros podem render boas risadas num encontro como este. Então se joga na brincadeira e deixa tudo acontecer.

E aí o que achou, gostou das nossas sugestões de como preparar sua recepção e aquecer o coração dos seus convidados?

Como você pôde ver existem diversas maneiras de arrumar uma mesa para um evento em família ou amigos. Vale a pena pôr estas dicas em prática nos seus próximos encontros e surpreender a todos.

Com todas essas dicas, é hora de pôr a mão na massa! Seguem as nossas receitas… Lembre-se: divirta-se ao cozinhar também e aproveite!

 

SOPA CREMOSA DE BATATAS COM LINGUIÇA 

 

A batata, com certeza, é um dos alimentos mais amados na culinária. Fácil de fazer, essa receita de sopa cremosa de batata com linguiça é obrigatória em dias de frio.

9 dicas de como servir sopas e caldos 8

Ingredientes: 

1 k de batatas 

2 caldos de legumes 

3 colheres (sopa) de azeite 

250 g de linguiça fininha cozida/defumada 

1 cebola pequena ralada 

2 xícaras de cenoura bem picadinha ou ralada 

2 xícaras de couve picada bem fina 

2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso 

Para acompanhar esta sopa: cebolinha fina picada, parmesão ralado e pães a gosto.

Modo de preparo: 

Descasque as batatas, corte em cubos e cozinhe com os caldos de legumes na água em quantidade suficiente até cobrir um dedo acima das batatas. Enquanto cozinha as batatas, aqueça o azeite e refogue as linguiças já previamente fatiadas em rodelinhas finas. Depois coloque a cebola ralada e refogue mais um pouco. Por último coloque a cenoura, mexa bem, desligue e reserve. Assim que as batatas estiverem cozidas, coloque-as no liquidificador com o caldo e bata até virar um creme. Você provavelmente vai precisar fazer isso em duas etapas para não transbordar o liquidificador. Ligue o fogo novamente, aqueça a linguiça e junto com o creme de batatas e deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo mexendo sempre para não grudar no fundo. Para finalizar, coloque o requeijão e mexa até incorporar bem e desligue. Sirva logo em seguida. Dica: Por ser cremosa esta é uma ótima sopa para ser servida dentro do pão italiano. 

 

MINESTRONE

 

9 dicas de como servir sopas e caldos 9

O minestrone tradicional é uma sopa italiana feita com uma grande variedade de legumes picados. Em italiano minestra significa sopa, minestrone, por sua vez, significa “sopão”. Os ingredientes mais usados nele são: cebolas, cenouras, batatas, tomates, abobrinha, vagem, salsão, aipo, caldo de carne ou de galinha, toucinho, etc. Não se pode dizer que existe uma receita certa ou errada para o minestrone porque ele pode ser feito com os legumes que estejam em época. E ele tanto pode ser vegetariano ou conter carne, faça do jeito que desejar, mas faça! Quem avisa amiga é! Segue nossa sugestão :

Ingredientes:

2 colheres de azeite 

120 g de linguiça defumada picada 

1 colher de manteiga 

1 cebola média picada 

1 cenoura grande picada em cubinhos 

2 batatas médias picadas em cubinhos 

1 talo de salsão cortado em rodelinhas 

1 abobrinha Itália pequena picada em cubinhos (sem sementes e com a casca) 

1 xícara de repolho ralado grosso 

1 lata de tomates pelados 

1 xícara de feijão branco cozido 

1 envelope de caldo de legumes (pó) 

sal e pimenta do reino moída na hora 

Para acompanhar esta sopa: pães e queijo parmesão são uma boa pedida 

Modo de preparo: 

Comece aquecendo o azeite e frite a linguiça para soltar o sabor. Depois de alguns minutos acrescente a manteiga e a cebola e refogue até dourar. Coloque a cenoura e refogue por 5 minutos, depois inclua a batata e refogue por mais 5 minutos. Adicione os tomates pelados com o molho e mais duas latas de água, incorpore o caldo de legumes, depois coloque o feijão branco, o salsão, a abobrinha e o repolho. Observe que há diferença de tempo de cozimento para cada tipo de legume. Mexa bem e deixe cozinhar com a panela parcialmente aberta por aproximadamente 30 minutos ou até que os legumes estejam no ponto desejado. Acrescente a pimenta do reino moída na hora (preferencialmente) prove e ajuste o sal. Sirva com pães e queijo parmesão ralado. Dica 1: servir o queijo parmesão em lascas sobre a sopa fica bonito e intensifica o sabor! Dica 2: fica mais fácil comprar o feijão já cozido no vapor, dessa forma você ganha tempo não tendo que deixar de molho e cozinhar o feijão! Alguns supermercados vendem os legumes picados e higienizados também, daí fica moleza fazer sopa, não fica?! 

Desejamos um ótimo evento, belas risadas e bom apetite!
Comentários