Como preparar sua festa de casamento: dicas de faça você mesmo
Olá pessoal!
Se você já pensa em se casar há algum tempo, mas o orçamento está muito apertado, não quer nada extravagente, nem mesmo festa grande, esse texto é para você!
Hoje vamos trazer um passo a passo de como organizar e preparar sua festa de casamento contratando os mínimos de serviços necessários. Isso mesmo, você sabia que é possível preparar um casamento lindo sem contratar muitos serviços e ainda economizando muito?
Uma forte tendência para 2022 e 2023, é retomar práticas do passado. A pandemia trouxe de volta valores de simplicidade que estão agregando muito valor às cerimônias e uma grande economia no bolso dos noivos.
Os casamentos voltaram a ter a forma de preparação de anos atrás, quando a festa era toda preparada pela família e geralmente comemorava-se em casa mesmo.
É importante mensionar que um casamento antes de tudo precisa ter a personalidade dos noivos e quem pode saber mais sobre os gostos deles se não os próprios noivos?
O casamento perfeito precisa ter elementos que sejam importantes para o casal, que de fato represente seus gostos e suas afinidades e sua história vivida até então juntos.
Este conjunto de informações tratá um conjunto de memórias afetivas em pontos diferentes e tornará esse dia ainda mais especial tanto para você, quanto para seus convidados!
Então, vamos começar do começo:
Antes de tudo, precisa ser definido o número de pessoas que irão ser convidadas. Nossas sugestões aqui são possíveis de executar com um número de aproximadamente até 30 convidados e vem de encontro com a tendência atual, que são casamentos mais intimistas.
Esta proposta preza antes de tudo pelos interesses e gostos particulares do casal. Não se sinta mal por não dar um casamento com centenas de convidados, pense em convidar apenas familiares e amigos que são muito próximos mesmo, entre 20 e 30 convidados.
Depois de definir o número de convidados você já pode ir para o próximo passo, escolher onde a festa irá acontecer. Pense em lugares onde você poderá confortavelmente receber à todos. Interessante que o casal pense juntos em algum ambiente que reflita o que desejam para este momento. Se você tiver um espaço legal em sua casa pode fazer a festa lá mesmo (muitos casamentos já são realizados na própria casa do casal), seja em uma área de festas ou no quintal, bem à moda antiga mesmo, com cordões de luz... Aposto que ficará lindo! Se não tiver espaço em casa, sem problemas, veja se consegue algum espaço com familiares ou amigos, um sítio da família pode ser uma ótima escolha, por exemplo.
Também podem optar por alugar um pequeno espaço em sua cidade, restaurantes, osterias ou espaços abertos, casamentos na praia e no campo estão com tudo!
Definido o lugar podemos ir para o terceiro passo: a decoração. Antes de tudo lembre-se que a decoração precisa passar a personalidade do casal, vamos seguir essa linha de pensamento e dar dicas para que você possa aproveitar as coisas que já possui ou itens de sua lista de presentes por exemplo, evitando assim a contratação destes serviços.
Seria interessante neste momento vocês desenharem um projeto do altar e do espaço que irá recepcionar seus convidados. Como o número de pessoas e o local já estão definidos, você já tem a noção da quantidade de mesas e cadeiras, louças e ai já podem ir desenhando como desejam que seja cada cantinho.
Vamos levar como base para o casamento a decor sentimental (tendência que procura usar objetos pessoais na decoração), isso torna o casamento ainda mais lindo e intimista e casa com a proposta de trazer a personalidade dos noivos para a festa.
- Mix and Match
Desta forma, você pode usar peças do seu próprio enxoval e caso queira comprar louças a mais para complementar a montagem da mesa do casamento, lembre-se que pode usar elas em sua casa mais tarde. Comprar não necessariamente é a única saída, você pode pegar emprestado louças do acervo da sua mãe, irmã, prima ou amiga. E se as louças não combinarem? Dica de ouro: use o Mix and Match, louças de modelos diferentes podem ficam mais lindas do que todas as louças iguais (apenas lembre-se que elas precisam estar em harmonia para que não fique desagradável aos olhos).
Além do mais, você pode preparar mesas com diferentes propostas, como por exemplo: a mesa dos noivos e seus pais podem conter um modelo de louças (um aparelho de jantar completo fica perfeito para essa mesa) e suponhamos que além da mesa dos noivos teremos mais duas mesas para os convidados, cada uma dessas mesas pode ser composta com outras duas propostas, seja outros aparelhos de jantar ou o Mix and Match (você pode organizar essas composições de acordo com a organização da sua festa e o número de convidados). Para essa proposta lembre-se de usar taças transparentes, não precisam ser do mesmo modelo nem altura, apenas neutras para que a mesa não fique com muita informação.
- Decoração da mesa
A mesa escolhida pode ser sua ou alguma mesa que está na sua família há algum tempo (decor sentimental), vai trazer muito sentimentalismo a sua festa, sem dúvidas. As mesas compridas são as queridinhas do momento, assim todos podem sentar junto na hora da janta ou do almoço e para o centro da mesa você pode utilizar um trilho com mini vasinhos ou garrafas com flores em cima dele, arranjos são sempre bem vindos em mesas de casamento. Caso não tenha um trilho, pode comprar um tecido em metro e alinhar ao centro, e se estiver utilizando o Mix and Match nas louças lembre-se de usar tecidos com cores neutras. Galhos secos, flores naturais ou secas e musgos ficam lindos em centros de mesa, com a proposta de elementos naturais na decoração.
Na mesa dos noivos pode ser usada uma toalha de mesa com vasos de flores também, apenas lembre-se de usar vasos transparentes ou brancos e flores neutras, para que a decoração não fique com muita informação.
Além disso, use sousplats ou jogos americanos redondos para apoiar os pratos e os talheres podem ir sobre a mesa (segundo as regras de etiqueta não é o ideal, mas nas festas de casamentos atuais está sendo muito utilizado esta forma de arrumar a mesa). Use americanos, sousplats e guardanapos neutros para manter a harmonia.
Outra dica simples e linda é usar porta guardanapos que demonstrem algum gosto do casal, você pode fazer em casa ou mandar fazer porta guardanapos de MDF, que saem super em conta e ficam lindos. As argolas podem contar com as iniciais do casal, uma rolha de vinho, tampa de garrafa de cerveja, notas musicais e assim por diante, algo que expresse algum gosto em comum dos pombinhos.
- Decoração do ambiente
Abuse de elementos naturais, galhos secos, lavanda, arranjos de flores e capim do pampas, são elementos que você consegue em campos, sítios ou no seu quintal mesmo. Velas e luzes vão dar um toque muito especial também, além disso você pode fazer um painel com alguma cortina branca ou Off White que tenha em casa com pisca pisca de led atrás ou um painel de fotos do casal.
Moveis antigos da família fazem toda a diferença, poltronas, cristaleiras e aparadores ficam lindos, uma mesa antiga para o cantinho do bolo também vai fazer toda a diferença.
- Lembrancinhas
Lembrancinhas feitas em casa também estão sendo as queridinhas do momento, basta usar a criatividade que não tem erro. Você pode dar para os convidados os próprios vasinhos de flores usados nass mesa, deixar que eles levem os porta guardanapos para casa ou preparar um kit ressaca, sabonetes ou velas artesanais, vasinhos com suculentas... enfim as possibilidades são enormes, basta decidir qual lembrancinha tem a sua cara.
Espero que essas dicas tenham ajudado você e que sua festa de casamento seja incrível! São dicas para um casamento simples, mas cheio de beleza, sentimento e o mais importante, cheio de amor.
Me conta o que você achou e se gostou do conteúdo compartilhe com aquela pessoa que quer se casar em breve!
Confira também nossos conteúdos relacionados:
Tendências para casamentos 2022
Como montar o enxoval de casamento e casa nova
Beijos e até a próxima pessoal!