Introdução à Mesa Posta

Mesa posta: primeiros passos para receber seus convidados

Publicado em 15.05.2019 | comentários
Visualizações
15.028 visualizações
Imagem do autor Gilmara Krause
Gilmara Krause
Redator da Casa Café Mel

Mesa posta: primeiros passos para receber seus convidados

Confira nossas dicas e arrase!

        mesa posta pai 3

Se você está começando a pegar gosto pela idéia e querendo preparar uma recepção incrível com uma mesa linda (tipo as de novela rsrsrs) mas não sabe por onde começar, fique tranquila(o), está no lugar certo, essa é a nossa especialidade!

Aqui vamos trazer dicas básicas, mas essenciais, para você deixar tudo impecável e fazer aquela surpresa para seus convidados.

Para montar uma linda mesa posta você precisa estar atento em alguns detalhes para ser o mais assertivo possível, a seguir citaremos alguns pontos para você seguir e conseguir impressionar seus convidados, mostrando o carinho e a preocupação que tem por eles.

1 - Motivo do encontro:

Para receber amigos em casa não precisamos de um motivo específico, o simples fato de rodear uma mesa linda, com pessoas agradáveis e uma boa conversa, já é uma boa pedida e faz tudo valer à pena!

Mas às vezes queremos dividir algo com alguém, alguma conquista, uma notícia boa, um aniversário… Enfim, independente do motivo, tudo será voltado para a ocasião, desde a escolha das louças e acessórios, como americanos ou toalhas, sousplat, talheres e taças, até a definição do prato que será servido e as decorações. Depois de ter definido qual vai ser a ocasião, podemos ir para o segundo passo.

acanthus3

2 - Conhecer o estilo dos convidados:

Já tendo definido o motivo, é momento de pensar em quem você está convidando, pois a mesa deverá ser preparada de acordo com a ocasião, mais formal ou menos, mas sempre levando em conta o perfil de seus convidados, saber seus gostos e preferências evita possíveis constrangimentos. Claro que você não precisa saber sobre todos os detalhes de seus convidados, mas procure descobrir o que eles gostam de beber, se possuem alguma alergia, se são veganos ou vegetarianos, já são informações importantes que vão te ajudar a nortear seu jantar ou almoço.

 Se eles tiverem filhos pequenos, também deve-se pensar num lugar adequado para as crianças, de acordo com sua idade, podendo ser junto à mesa ou em um lugar só para elas, feita com muito carinho e pensando em suas limitações e possíveis acidentes de percurso que podem acontecer. Uma alternativa é mudar um pouco a decoração, para evitar excesso de preocupação dos pais, desgaste desnecessário ou possíveis peças quebradas rsrsrsrs. Peças em acrílicos são ótimas aliadas para essas situações, cores e brinquedos na mesa vão alegrar os baixinhos. (Confira nosso blog de mesa infantil para se inspirar).

prato infantil de madeira teca coala casa cafe e mel

3 - Horário do encontro:

De acordo com a ocasião você deverá definir o horário, por exemplo, se o objetivo é reunir as amigas para uma conversa, um café da tarde ou chá seria excelente. Já se o objetivo é comemorar alguma data, um almoço ou jantar seriam mais indicados. Tudo que será usado e servido deverá estar de acordo com o horário e com o objetivo da reunião.

Eventos durante o dia voltados para um café são ótimos para usar cores mais claras como o queridinho Candy Colorstalheres especiais e peças mas delicadas, garrafas térmicas fofas dão um toque especial também, já que poderão ser servidos bolos e docinhos, comidas que deixam o ambiente alegre e aconchegante. Já em um almoço ou jantar você pode variar entre uma mesa clean ou até mesmo colorida (dependendo da ocasião, ambiente e do seu estilo), estampas são sempre bem vindas, além de tendências como mix and match e elementos naturais, que nunca saem de moda. Lembrando que à noite podemos abusar das cores mais escuras e distribuir velas sobre a mesa, deixando um clima super aconchegante e dando um toque todo especial a sua decoração, você ainda pode investir em arranjos de flores para deixar o ambiente ainda mais gracioso.

Mesa Posta Primavera4 casacafemel

4 - Escolha do cardápio:

Antes de tudo é importante conhecer o gosto dos convidados para não cometer a gafe de servir algo que eles não apreciem. Já imaginou convidar um vegetariano para um churrasco? Então é bom pensar em algo coringa e que seja de gosto mais popular entre seus convidados, afinal, a intenção é fazer deste encontro um momento agradável à todos e trazer alegria mútua.

Respeitar a estação do ano na escolha do cardápio é fundamental, e faz com que as pessoas possam degustar e aproveitar melhor o que for servido. Por exemplo, em noites frias, um fondue cai muito bem, mas num almoço de verão, fica totalmente fora de contexto.

27892 conjunto de prato de cristal pearl 4 pecas wolff casa cafe mel casa cafe mel 2

5- Como arrumar a mesa:

Não existe milagre ou receita secreta para arrumar uma mesa, mas é preciso seguir alguns passos e levar em conta algumas regrinhas. Deixe a mesa arrumada antes de seus convidados chegarem. Assim, terá mais tranquilidade na montagem da mesa e ganhará mais tempo para aproveitar com seus convidados. 

Para saber como arrumar um linda mesa posta de forma mais detalhada confira nosso blog de passo a asso para montar a mesa posta.

As imagens seguem, minimamente, as regras principais de uma mesa posta, assim fica mais claro onde você deve posicionar as peças de forma correta e fazer bonito na sua recepção!

unnamed 

sem titulo 1

 O grande segredo para receber seus convidados sem cometer nenhuma gafe é se aproximar das pessoas que vão estar nesta ocasião e entender seus gostos e preferências. Imprevistos sempre acontecem e não podemos deixar a peteca cair, se algo não saiu exatamente como planejado, não tem problema, todo erro é uma oportunidade para aprendermos e melhorar na próxima. E o mais importante, aproveite este momento, converse brinque, de muita risada e mostre o quanto você está feliz em receber aquelas pessoas e compartilhar momentos com elas.

Gostou e quer se aprofundar nesse tema? Confira nossas outras matérias relacionadas a mesa posta:

Etiqueta parte I - Como começar a organizar a mesa posta

Etiqueta parte II - Tipos de serviços e itens de mesa posta

Etiqueta - Parte III: Passo a Passo para montar a mesa posta

 

 

Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.