Mesas temáticas e datas comemorativas

Decoração para Mesa de Natal e Ano novo

Publicado em 20.12.2019 | comentários
Visualizações
6.116 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café Mel

Como decorar a mesa para a ceia de Natal e jantar de Ano Novo 


20161010imagem65

Pois é pessoal nós piscamos e o ano voou não é? Mas tenho certeza que todos temos motivos para comemorar e se durante o ano não conseguimos fazer aquela confraternização com as pessoas que mais gostamos este é momento! 

O Natal e réveillon são festas que, se celebradas como manda a tradição, acabam se desdobrando em duas. Uma na véspera, com ceia, outra no dia seguinte, com um almoço ou brunch. Se você precisava de oportunidades para conseguir convidar todo mundo, seus problemas a-c-a-b-a-r-a-m!!   Por isso, pensando em quem está se preparando para receber neste fim de ano, resolvemos trazer este assunto para o blog e porque não, dicas de como se sair bem fazendo com as próprias mães a decoração das mesas de Natal e ano-novo.

Então partiu convidar os amigos e a família e caprichar na decoração, para deixar todo mundo de queixo caído. E se você só pensou em deixar a casa enfeitada para o Natal não pode esquecer da decoração de ano novo, corre que dá tempo.

 Mas vamos ao que interessa, para iniciar comecemos pela Ceia e almoço de Natal e anotem tudo aí para não esquecer de nada, e o melhor é que tudo pode ser feito por você. 

Ceia de Natal

unnamed 19

• Antes de tudo, pense nos arranjos que vai fazer no centro da mesa, eles farão toda diferença na composição. Por isso veja se eles estão em harmonia com com todo o restante dos itens da mesa, sousplat, louças e taças. Os arranjos para mesa têm a responsabilidade de decorar o local onde será feita a ceia ou almoço e devem ser vistosos para chamar a atenção e também convidativos o suficiente para fazer com que as pessoas queiram se sentar à mesa com prazer e alegria.

• Vale dizer que os arranjos para mesa  não precisam ter um padrão, você pode optar por centros distribuídos ao longo da mesa, ou fazendo pequenas “ilhas”, você também pode usar guardanapos decorados, sousplat de crochê, velas e castiçais, vasos com luzes, flores e frutas secas ou o que mais a sua criatividade mandar. Abuse da originalidade para criar lindos arranjos de Natal para mesa.

unnamed 15

• Se você não tem muita facilidade com decoração pode optar por  decorar a mesa com os quitutes natalinos, como é o caso do peru e outras comidas típicas, até as saladas se bem arrumadas viram um lindo item decorativo. A composição é perfeita para estimular o apetite dos convidados e reforçar o clima desta noite. E a mesa fica linda da mesma forma!

unnamed 16

• Seguindo esta mesma linha comestível a mesa de natal pode se transformar em um ponto divertido e temático. Ao invés de usar bolas e velas, você pode colocar doces ou sobremesas em recipientes de vidro, assim os doces podem deixar o resultado da composição ainda mais bonita e não esqueça de usar cores contrastantes como o branco e vermelho ou verde e vermelho. 

unnamed 17


• Outra ideia bacana para usar nos arranjos de Natal para mesa são os ramos de pinheiro fresco e outras ervas aromáticas, que além de deixarem a mesa linda, ainda deixam o ambiente com um agradável aroma.
• Aposte nos aromas nos arranjos de natal para mesa com laranjas e cravos. Pode ser nas saladas, ao redor do peru ou dentro de vidros com água.

unnamed 18

• Enfeitar e usar velas que são compradas lisas e simples também é uma possibilidade bem viável e barata e que também pode ficar com a sua cara. Velas em taças, copos e até mesmo em potes bonitos de geleia ou conserva ficam charmosas e dão um toque de aconchego para a hora da refeição. Se ver que faltou algo passe uma fita ou um barbante rústico e pronto, toque final realizado! 

unnamed 11

• Se você procura arranjos de Natal para mesa mais modernos, invista nas bolas coloridas e folhas.

unnamed 13

E se faltou tempo, grana, e vai ficar em cima da hora pra tudo olha essa aposta que fica um charme e ninguém vai dizer que você não arrasou.

Junte copos+água+galhos secos+mini vela e páhhh a mágica acontece, olha a lindeza!

unnamed 14


Quando vamos montar nossa mesa, sempre ficam inumeras dúvidas de onde posicionar cada item e deixar tudo no seu devido lugar. Para esses momentos de desespero e dúvida, preparamos um passo a passo de como montar sua mesa, onde posicionar cada item e também um guia de como servir à Americana. Clique no link a seguir e recebe o seu guia.  GUIA DE COMO MONTAR SUA MESA


 


Não esqueça dos guardanapos, aqui duas opções bem fáceis de colocar em prática e deixar os convidados babando com todo seu carinho, ou se você é mais audaciosa (o) e gosta de coisas diferentes vai no nosso insta e veja o passo a passo que fizemos de dobras de guardanapos. 

 unnamed 12

Os guardanapos de pano, nas cores verde, vermelho e branco, deixam a decoração da mesa natalina mais temática. Coloque lacinhos estampados para torná-los mais vistosos.

 unnamed 10

E agora depois de pensar em toda a decoração não podemos esquecer de pensar no cardápio, e aqui vale até o carinho de colocá-lo à mesa junto dos talheres, fica um charme! 

 unnamed 7


Bem poderíamos ficar aqui dando uma infinidade de opções para você, porque nós amamos tudo isso, mas se mesmo assim você não puder e quiser somente uma mesa mais simples segue uma mesa bem clean que também está valendo. Uma bela ceia ou almoço só é importante quando temos com quem compartilhar. Uma mesa com arranjos de Natal simples também fica linda e charmosa.

 unnamed 9


Ideias para Decoração de Ano Novo

Para você que gosta de encantar a  família e os amigos no natal, ainda pode criar um ambiente incrível nesse ano gastando muito pouco e usando sua criatividade para receber a todos novamente no ano novo. Então, vamos falar sobre como montar uma mesa bem linda que deixará todos se sentindo super especiais e bem vindos.

A decoração de ano novo pode ser mais simples do que a do Natal. Você pode escolher um tema para a decoração de réveillon bem diferente, como um réveillon mexicano super colorido, ou réveillon tropical... as possibilidades são muitas.

• Se você quer dar uma festa de virada de ano linda e diferente, mas sem ousar muito, aposte na decoração de festa de ano novo usando tons de prata, dourado e também o branco, que é a cor tradicional para a passagem do ano. Com estes detalhes em mente invista na preparação  da mesa de comes e nos enfeites para uma decoração de réveillon completa e cheia de detalhes encantadores.

• Caso a reunião aconteça na parte de dentro da casa, a decoração de réveillon pode ser clássica, caprichando nos tons dourados e metalizados. Invista em placas e outros acessórios para entreter os convidados e render muitas fotos até a hora da queima de fogos.
• Outra dica super bacana é que você pode reutilizar grande parte dos objetos decorativos do natal para o ano novo. Para quem possui o tradicional pinheirinho de natal, antes de desmontá-lo pode coletar algumas bolas natalinas douradas, prateadas e até mesmo coloridas. Elas podem ser utilizadas na decoração da mesa de jantar, ou dentro de recipientes em vidro transparente e até mesmo taças ou copos.

• Além das bolinhas natalinas, podemos usar os pisca-piscas, que  podem ser colocados dentro de recipientes transparentes e dentro de garrafas de vidro vazias, as garrafas de vinho são ótimas para isso. Você pode colocar ao redor de espelhos, onde a luz vai refletir, garantindo uma iluminação ainda maior e um ambiente charmoso e agradável.

unnamed 8

unnamed 5

• A mesa também pode ser parte importante da decoração de ano novo: você pode fazer comidinhas criativas, como cupcakes de ano novo, taças especiais e a sempre importante champanhe para estourar à meia noite.

• Utilizar velas ou luminárias de led deixará a mesa de jantar mais bonita.

• Garrafas de vidro podem ser pintadas com tinta spray dourada para decorar as mesas de réveillon. Sabe aquelas garrafas de cerveja e outras bebidas que normalmente jogamos fora? Elas podem fazer toda a diferença na sua decoração de ano novo. Sendo tingidas de dourado, que remete ao luxo e ao sucesso, ótimo para um início de ano. Use-as para decorar a mesa de jantar, além de colocar uma cor metálica, pode-se acrescentar suas flores preferidas, pois elas também cumprem o papel de trazer boas energias, além de deixar o ambiente aconchegante e perfumado.

unnamed 4

Os balões são muito utilizados em todos os tipos de celebrações, e na decoração de ano novo não é diferente. O mais legal é que existem formas variadas e de baixo custo para inovar com os balões, algumas você pode fazer na sua própria casa. Para uma festa como essa, brilho nunca é demais. Os balões podem ser decorados com lantejoulas, purpurinas, confetes ou inclusive tinta metálica, deixando o ambiente bem mais sofisticado com o destaque merecido.

unnamed 3

unnamed 2

Esse castiçal você mesmo pode fazer em casa, basta fazer um laço com um barbante rústico, colocar um tanto de água em um vidro e incluir uma vela de sua preferência, fica lindo!

unnamed 1


• A mesa de ano novo pode ganhar um ar diferente e tropical com frutas picadas. Use morangos, mangas, kiwis, uvas e até mesmo folhas de hortelã para montar uma mini árvore. Também é possível reunir todos os pedaços de frutas em um recipiente para enfeitar o centro de mesa com bom gosto e criatividade.
• Um item importante para dar aquela atmosfera de  , é escolher uma linda toalha de renda ou com bordado artesanal e branca de preferência, tem tudo a ver com o Réveillon.

Você sabia que arrumar uma mesa para uma comemoração é um verdadeiro ritual?  Nós, cristãos, temos sempre como referência a “Santa Ceia”, mas podemos tornar sagrada qualquer celebração em que nos reunimos à mesa.

A mesa de refeições deve ser como um local sagrado, porque ali se reúnem os membros da família para receberem suas refeições, conversarem, tomarem decisões, festejarem, enfim, tudo o que passa pela história de uma família, de um casal ou grupo de pessoas. Interessante não é? Que tal começar também a se dedicar na arte de arrumar uma boa mesa? 

Então colegas não importa qual das 2 comemorações você vai fazer em sua casa, não esqueça da quantidade de pessoas, para escolher o local da casa onde você vai montar a sua decoração e sua mesa. Definir as cores que vai usar e de que forma quer a sua decoração é bem importante. E claro ela pode ser simples ou mais requintada, mas o importante é que seja feita com dedicação e carinho.

Viu só? Tem muita coisa que pode ser incorporada na decoração de Natal e de ano novo da sua casa. Fala para gente qual item você mais gostou e como vai ser sua decoração destas comemorações. Vamos amar saber! 

unnamed


Redatora auxiliar e revisora: Gilmara Krause

 

 

Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.