Organização casa e cozinha

Como Eliminar Odores ruins + 13 Idéias Para deixar sua casa perfumada

Publicado em 30.08.2019 | comentários
Visualizações
13.524 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café Mel

Aprenda a neutralizar odores ruins de sua sasa + dicas de como mantê-la sempre perfumada

 

Oi gente! 

Nossa conversa de hoje vai ser sobre algo que todos devem gostar: casa cheirosa! É maravilhoso né? Entrar em um ambiente com aquele cheirinho agradável no ar, é tipo um boas vindas! Acreditamos de verdade que chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e sentir um aroma agradável, é capaz de nos deixar relaxados, tranquilos, de bem com a vida, e que, de quebra, ainda ajuda a restaurar nossas energias e até mesmo a equilibrar nosso corpo e mente. Porém quem cuida da rotina da casa já sabe que, infelizmente mesmo que você deixe sua casa limpa diariamente, que deixe tudo ventilado, o cheirinho gostoso dos produtos de limpeza acabam saindo em pouco tempo, principalmente se você tem animais de estimação, muitos moradores, mora em lugar mais úmido, se existem pessoas fumantes ou até mesmo cozinhas abertas em casa. Acredite eles são favorecedores ainda maiores para ativar os odores ruins de toda e qualquer casa.

Bem, antes de tudo precisamos te falar de itens bem importantes e eficazes, que são indispensáveis, para te ajudar a deixar a casa mais perfumada:

➣Mantenha sua casa limpa, não precisa ser faxinada diariamente, mas limpa; 
➣Não deixe acumular louça na pia;
➣Lave a roupa suja com frequência;
➣Trocar o lixo do banheiro e lavabo preferencialmente antes de encher;
➣Limpe o fogão após utilizá-lo;
➣Lave regularmente os itens usados pelos animais de estimação;
➣Limpe a caixa de areia dos gatos diariamente.

Então visto estes detalhes importantes, não se desespere, existem alguns itens simples e maravilhosos que ajudam a deixar a sua casa perfumada por muito mais tempo e ainda neutralizam diversos odores desagradáveis. Confira abaixo nossas dicas e deixe todos os ambientes da sua casa muito mais aconchegantes e perfumados!


Dicas para Eliminar Odores Ruins dos Ambientes

Manter um ambiente agradável e sem odores pode ser simples, mesmo no caso dos cômodos afetados por odores fortes como fumaça de cigarro, mofo ou temperos. É possível sim acabar com odores com algumas medidas fáceis de colocar em prática, veja só:

DEIXE A SUA CASA SEMPRE AREJADA

6376347

Para ficar cheirosa por mais tempo, a casa precisa respirar. Sendo assim, abra as janelas diariamente, deixe o ar circular e permita que o sol entre. A iluminação natural, além de energizar o ambiente, revigora os moradores e ajuda a combater o mofo. Se o cômodo não possuir janelas, estimule a circulação de ar, abra a porta e utilize um ventilador em potência máxima por alguns minutos.

 

LAVE FREQUENTEMENTE AS SUAS ROUPAS DE CAMA

image4

Você sabia que nosso corpo tem um processo natural de renovação das células, que acontece o tempo todo? Com isso, a nossa cama fica cheia de células mortas. Claro que não há falta de higiene nisso, afinal, ocorre com todos nós e é normal que aconteça. Mas esse é um dos motivos da necessidade de trocarmos nossa roupa de cama frequentemente.

Os lençóis podem até parecer que estão limpos, mas certamente, após uma semana de uso, não têm mais aquele cheiro bom de roupa lavada, não é mesmo?

AREJE ARMÁRIOS E GAVETAS

A mesma dica que usamos para a casa, vale para os armários. Eles costumam ficar fechados durante muito tempo, por isso o ideal é que, principalmente nos dias mais secos, você deixe as portas e gavetas abertas durante algumas horas da manhã. Assim, o ambiente fica arejado e o perfume das suas roupas limpas dura mais tempo. Isso também fará com que o bolor e a umidade fiquem longe do seu roupeiro.

USE ASPIRADOR DE PÓ

Opte pela limpeza com aspirador de pó no lugar da vassoura. O aspirador de pó promove a extração mais eficiente das partículas de sujeira causadoras de odores.

 USE BICARBONATO DE SÓDIO 

Se o chão for revestido por carpetes, borrife bicarbonato de sódio por toda a sua extensão antes de aspirar. O pó favorece a eliminação do mofo e de odores fortes como o de fumaça de cigarro. 

TENHA PLANTAS EM CASA 

image5

As plantas também são fortes aliadas na hora de deixar um aroma especial em sua casa. Além de emprestar sua beleza, elas ajudam a promover a troca do ar no ambiente. Se você escolher flores, será ainda mais eficiente.


Agora que já vimos algumas dicas de como podes amenizar os odores ruins dos ambiente vamos a parte mais perfumada. Vamos deixar aqui algumas estratégias e opções para você deixar seu lar ainda mais perfumado e aconchegante. 

Arranjos de Canela

 unnamed

Além de ser uma decoração muito charmosa, os arranjos de canela perfumam a casa inteira com um aroma gostoso e agradável. Você pode amarrar os pauzinhos de forma bem bonita fazendo um laço com fita ou ráfia para deixar sobre alguma mesa, ou então colocar os paus de canela dentro de um vaso de vidro. Estes arranjos super combinam com a cozinha, ou aparadores de entrada.

Incensos

image2


São ótimos para dar aquela perfumada urgente na casa, pois quando estão acesos, os incensos liberam um perfume delicioso no ambiente  instantaneamente. E o que é mais legal é que é possível encontrar as mais variadas fragrâncias, desde as mais doces até as mais neutras, e assim poder agradar a todos os gostos. Para quem enjoa bem fácil dos perfumes é uma ótima pedida, porque você pode comprá-los em variedade e ir alternando. Lembrando que para evitar que o perfume fique muito forte no ambiente, utilize no máximo três hastes por vez. 

Os incensos podem ser usados em todos os ambientes, mas dependendo do aroma não combina muito com a cozinha, principalmente enquanto estiver cozinhando. Aromas interferem diretamente no nosso paladar, o que pode atrapalhar quem está cozinhando.

Flores e Folhas Secas 

 

image3


Elas são bem fáceis de encontrar e com um preço bem bacana. Você pode comprá-las em lojas especializadas em aromatizantes ou floriculturas. As flores e folhas secas são ótima opção para deixar um aroma bem leve e agradável em qualquer ambiente da sua casa, basta você colocá-las em um pote de vidro e a cada dois dias pingar algumas gotas de essência com o aroma de sua preferência. 

Coloque nos ambientes que preferir: ficam bem no lavabo, banheiro, quarto, corredor, até na cozinha elas combinam. 

Aromatizador Com Varetas de Madeira   

mel e limao madressenza casa cafe e mel


Para quem gosta ou prefere o mesmo perfume na casa toda e que seja de forma mais suave é legal apostar nos tradicionais aromatizadores com varetas de madeira. Enquanto houver líquido dentro do vidro (ele dura cerca de três meses, dependendo do tamanho), as varetas deixarão o ambiente com um aroma super agradável e suave.

Perfeito para você deixar em banheiros, lavabos, hall de entrada ou até no quarto. Eles também são decorativos, existem lindas opções a venda e, se você desejar colocar a mão na massa, pode ainda produzir o seu do jeito que você mais gosta, e acha que combina com o seu lar.

Água Perfumada 

agua perfumada bambu madressenza casa cafe e mel

Utilizar águas perfumadas é a medida mais simples para quem deseja manter a casa bem cheirosa e pronta para receber visitas todos os dias. É só sair borrifando tudo e pronto, já temos a impressão que a casa ficou mais limpa (hahaha), pode ser após a faxina, ao chegar em casa, ou se sentiu um odor desagradável, pode ser também a noite para deixar a casa agradável para o dia seguinte... Super versáteis né? Você encontra elas em variadas essências que são como um verdadeiro tratamento de spa para o olfato, existem misturas incríveis. Mas como o aroma das águas perfumadas saem mais rapidamente, o ideal é que você os borrife no ar de toda a casa diariamente. Nossa dica especial para prolongar o perfume é aplicar diretamente em tecidos como roupas de cama e cortinas. 

Home Spray 

home spray lavanta toscana madressenza casa cafe e mel

Home Spray é desenvolvido para perfumar cômodos. Ele é um líquido com uma fragrância bem concentrada e vem em embalagem spray.Você deve borrifar o perfume pelo menos 1 metro de distância de paredes e objetos. Assim você evita manchas em móveis, tecidos e paredes. É bem simples. O home spray é bem mais concentrado que a água perfumada, pois precisa aromatizar espaços como salas, quartos, entre outros. Assim, se você aplicá-lo nas roupas, elas ficarão com um odor bastante forte e você corre um grande risco de manchar sua peça. Seguindo essas dicas básicas você garante que seu produto terá o resultado esperado e ter aquele aroma gostoso quando chegar em casa, seja nas roupas e cortinas ou nos cômodos da sua casa.

Aromatizador Elétrico

difusor eletrico casa cafe e mel

São práticos e deixam todo o ambiente perfumado rapidamente, só liga-lo na tomada e colocar o óleo essencial de sua preferência. Ele faz o resto! Os aromatizadores elétricos podem ser colocados em qualquer ambiente da casa, e irão perfumar sem parar até o líquido acabar. Se sua casa for bem espaçosa, você pode apostar em mais de um e espalhar pelo menos três difusores pelos principais cômodos. Compre as essências de sua preferência e abuse deste item super prático. 

Pela praticidade o aromatizador elétrico pode ser colocado em todos os ambientes, inclusive escritórios e salas de espera.

Velas Perfumadas  

linha agape madressenza casa cafe e mel


Quem se rende a uma vela linda e perfumada? Deixa a casa mais aconchegante, com um toque romântico, e se você quer aproveitar para perfumar e decorar a casa, elas são ótimas opções. Ou seja é dois em um! Existem lindas opções com as mais variadas fragrâncias.

Elas combinam com qualquer cômodo, lembrando que evite usá-las em recepções colocadas à mesa. Como já comentamos aqui, aromas interferem em nosso paladar, e as velas aromáticas colocadas à mesa vai modificar o sabor dos alimentos servidos.

Amaciante de Roupas

Quem aqui não ama um cheirinho de amaciante? Dá um ar de aconchego, fala a verdade! Ele é uma boa alternativa e bem a mão para tirar o cheiro ruim da sua casa, principalmente após fazer frituras. Como é muito cheiroso ele deixa tudo perfumado fácil, fácil! 

Anote a receita: misture 30 ml de amaciante, 20 ml de álcool e 1 litro de água, e utilize o líquido tanto para borrifar no ar, quanto para passar pano na casa. De quebra, você ainda vai deixar o chão limpinho. 

Outra coisa, esse pode ser seu spray caseiro. Bacana não acha?

Limão

image8

O limão também pode ser usado de muitas formas como um aliado de quem quer deixar a casa cheirosa. Uma das mais simples é usar um mix de água quente com limão para limpar o chão. Outra dica com limão é cortá-lo ao meio, retirar o “miolo” e colocar sal grosso no lugar, isso também pode ser feito com laranjas e funciona muito bem para tirar o mau cheiro da geladeira.

Sachê Aromatizado

h5b9897

Na hora de perfumar a casa, com certeza a gente já lembra dos armários e das gavetas não é? Que tal deixar os seus armários de roupas e gavetas super perfumados? Para este caso indicamos o sachês aromatizados, eles também são encontrados de diversos aromas e materiais, de tecido e também de papel, o resultado é o mesmo. Então nossa dica é dupla, você pode comprar os sachês prontos e sair colocando em todos os armários e gavetas ou pode fazer seus sachês em casa mesmo. Tem várias dicas na internet de como fazê-los. 

Chá 

image13

 Sabia que os os sachês de chá podem ser usados de diversas formas para deixar a casa cheirosa? Tostado, ele pode ser usado na caixa de areia dos gatos para diminuir o mau cheiro. Você pode também usar saquinhos de chá dentro de sapatos, pois eles absorvem a umidade e deixam o cheirinho ali. 

E, para quem quer e adora fazer seu próprio aromatizador para deixar a casa perfumada, é possível fazer chá de cravo e borrifar pelos cômodos para perfumá-los. Interessante não é?  

Grãos de café

image10 

Pesquisando, descobrimos que a borra de café é muito usada para neutralizar odores, assim como o bicarbonato de sódio e o carvão vegetal.Porém, além disso os grãos de café são muito aromáticos e podem ser usados para deixar a casa cheirosa. Para isso, basta colocar grãos de café em potes e espalhar pela casa. Se quiser algo ainda mais cheiroso, basta colocar uma vela no meio e acendê-la às vezes. 

Flores

photo 2019 09 02 16 52 04

Para ajudar a manter a casa perfumada além de decorada, você pode escolher alguns vasos de flores como: orquídeas, gardênias ou gerânios e lavanda. O jasmim em vasos com água também é muito eficiente para deixar um aroma agradável. Só não se esqueça de trocar a água diariamente, limpando o vaso por dentro, para não favorecer a proliferação de mosquitos. Com elas o perfume estará garantido, além do prazer de cuidar das plantas diariamente.

E as Flores são versáteis não é? Já podem ir enfeitando e perfumando a casa de fora para dentro. Você pode tê-las no jardim, na varanda sacada, e espalhadas pela casa, elas ficam lindas em qualquer ambiente. 


 Para nossa casa sempre queremos o melhor aroma, mas com tantas opções, fica até dificil escolher a que se encaixa no que procuramos e queremos de um aroma. Entender como os aromas funcionam e sua estrutura básica, ajuda a termos uma noção de como eles vão interagir com a nossa casa. Preparamos um post super bacana explicando como funcionam os aromas e como podemos escolher cada um de acordo com suas caracteristicas e formulação. Acesso o link e aprenda como escolher o melhor aroma para sua casa. PIRÂMIDE OLFATIVA DOS AROMAS


 

Viram só? São formas simples, diferentes, para todos os gostos e bolsos e que, sem dúvidas, irão deixar o seu dia a dia muito melhor, sua casa sem odores e claro com cheirinhos irresistíveis! Em qual deles você vai apostar? Conta pra gente!

E aqui vai a nossa maior dica :
Você pode escolher a identidade da sua casa e deixar o ambiente com um aroma bem pessoal! Escolha cheiros duradouros e fragrâncias com as quais você se identifique. A ideia é parecida com a do perfume que usamos, que acaba virando uma marca pessoal. Escolhidos os seus cheiros preferidos, use-os com frequência, para que sua casa tenha um cheirinho único e inconfundível.

Gostou das nossas sugestões ? Esperamos que sim!

“Uma casa cheirosa é um verdadeiro carinho para os moradores e para as visitas. Aromas agradáveis são capazes de tornar os ambientes mais convidativos, acolhedores e confortáveis”
Depois de tudo isso é só curtir sua casa e as sensações que as fragrâncias transmitem. Ter bons momentos em nosso lar é cuidar do bem- estar e da qualidade de vida.

image12

Até o próximo texto gente!

Redatora auxiliar e revisora: Gilmara Krause
Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.