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Blog Casa Café & Mel

Vida saudável

Publicado em 18.12.2019 | comentários
277 visualizações
Imagem do autor Gilmara Krause
Gilmara Krause
Redator da Casa Café e Mel

Atitudes que podem mudar seu jeito de levar a vida!



Todo início de ano prometemos várias coisas, e uma das mais prometidas é ter uma vida melhor.
Sim amigos uma vida saudável é tudo que a maioria de nós deseja. No entanto, a vida atribulada que levamos faz com que alguns hábitos saudáveis sejam deixados de lado. Isso certamente repercute na saúde, que passa a nos dar sinais de que não está recebendo a devida atenção. É uma tarefa que requer disciplina e boa vontade, mas lembre-se, não é impossível. Com alguns ajustes na rotina, é possível se livrar dos hábitos ruins e chegar lá.
Mudar hábitos, como comer de forma errada e ser sedentário, não é a missão mais fácil do mundo, e para ajudar você nessa missão, trouxemos algumas dicas que vão auxiliar você a se reeducar tanto na alimentação quanto nos hábitos do dia a dia.


Mas afinal, o que significa ter um estilo de vida saudável?

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Para garantir um estilo de vida saudável, é preciso mais do que pensar só em dieta e exercício. Mantermos um bom relacionamento com as pessoas a nossa volta, além de desfrutarmos de momentos de lazer e descanso são atitudes importantes para uma melhor qualidade de vida. Uma alimentação saudável, praticar exercícios nos auxiliam na busca deste equilíbrio. Cuidar da mente é super importante também nessa caminhada para uma vida melhor. Se sua mente não estiver bem, você também não estará. Cuide de você, se alimente bem, beba água e cuide da sua mente.

Dica de ouro: Água é vida! Nosso corpo precisa de água. Tome água em pequenas quantidade durante todo o dia.
 
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Cansaço, estresse, irritação, entre outros sintomas, são alguns dos sinais que nosso organismo apresenta quando necessita de mudanças.
Confira, a seguir, algumas sugestões do que você pode mudar em sua rotina para torná-la bem mais saudável e melhor.



1 - Durma bem

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Acredite, dormir bem é essencial! É através do sono que repomos nossas energias para começarmos bem um novo dia. Por isso, dê valor a ele. O ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.
Agora vai algumas dicas que podem ajudar a ter um sono mais tranquilo :
dormir sempre no mesmo horário;
evitar aparelhos eletrônicos e televisão antes de dormir;
evitar uma alimentação pesada próximo ao momento de dormir;
evitar cafeína.
E uma curiosidade, dormir bem é um dos segredos para a longevidade!


2- Beba água

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Todos nós sabemos que a água é um líquido precioso, mas além de nos manter hidratados, a água é responsável por levar os nutrientes para o nosso corpo. Ela limpa nosso organismo, por isso é fundamental para a digestão, absorção e excreção, dos alimentos, agindo principalmente no processo de desintoxicação. O ideal, para uma vida saudável, é beber cerca de 2 litros de água diariamente e que essa quantidade seja consumida lentamente, no decorrer do dia.
Uma dica que podemos te dar para que você se lembre de beber água, é ter sempre uma garrafa com água perto de você. Em cima da mesa onde você trabalha, ao lado do seu computador, sempre a mantenha por perto, assim você a verá com frequência e vai lembrar que precisa beber água.


3- Faça exames

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Antes de tudo faça alguns exames, eles vão mostrar ao seu médico ou nutricionista se existe alguma deficiência de vitaminas, de ferro, e se há glicemia ou colesterol alto. Se você tiver alguma alteração nos seus exames, ao longo do seu processo de mudança de hábitos, é aconselhável refazer os exames após um período para ter certeza que seu corpo está caminhando para a direção correta.


4 –Levante-se da cadeira

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Não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mas também a grande quantidade de tempo que ficamos sentados. O sedentarismo é responsável por muitos problemas de saúde. Por isso, procure fazer uma atividade física, se não conseguir pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia, pense nestas alternativas: Você pode evitar ficar sentado durante muito tempo, levante-se e caminhe pelo local de trabalho, subindo escadas em vez de elevador. Se estiver em casa se empenhe na faxina, coloque uma música e você pode fazer a faxina dançando. Hahah, lavar o carro e levar o pet para passear também é uma forma de se movimentar. Busque novas alternativas e se movimente, isso ativa a circulação sanguínea e revigora o organismo. Bóra?


5 – Escolha um Exercício físico

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Depois de fugir do sedentarismo você precisa começar a praticar uma atividade física, em casa, na academia ou no parque, é desconfortável no início. O melhor lugar do mundo é nossa zona de conforto, quando saímos dela vamos nos sentir incomodados e extremamente desconfortáveis, mas com o passar do tempo essa sensação vai embora e o seu corpo vai te mostrar os benefícios de sair da zona de conforto que nos aprisiona. Ao manter uma rotina semanal, você já vai sentir a diferença na disposição e até na qualidade do sono.
Seu objetivo principal deve ser elevar sua qualidade de vida e fazer com que sua saúde fique melhor. Quando nos exercitamos o organismo libera endorfina no nosso corpo, esse hormônio nos dá uma sensação de prazer imensa e você se sente super bem. Com o passar do tempo essa sensação será cada vez melhor e você vai se sentir mais estimulado a persistir na atividade e se sentirá cada vez melhor. Além de tudo isso, você pode perder aqueles quilinhos que, eventualmente, você queira eliminar. Mas lembre-se, estética não é tudo, o importante é você se sentir bem.

6- Inclua alimentos detox na alimentação

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Para entrarmos no processo de desintoxicação, é importante que sejam incluídos na dieta alguns alimentos que vão ajudar na limpeza do organismo e eliminação de toxinas.
São eles: Chá verde, alho, gema de ovo, limão, gengibre, verduras (brócolis, couve-flor, aspargos e couve-de-bruxelas), maçã, água, entre outros. Existem receitas detox maravilhosas além de gostosas na internet, pesquise faça bom uso delas.
Esse momento detox é super bacana para você passar de fase e realmente mudar sua vida e torná-la mais saudável e com maior qualidade.

7 - Alimente-se de três em três horas

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Nosso organismo necessita de energia para que funcione normalmente. E quando ficamos muito tempo em jejum, fica difícil manter o equilíbrio e a energia para fazer nossas tarefas diárias. Comer a cada 3 horas, realizando cerca de 5 refeições diárias, é a forma mais adequada para mantermos o equilíbrio. Mas, devemos tomar um pouco de cuidado com essas refeições, respeitando aquilo que você determinou para si mesmo e aquilo que seu corpo realmente precisa. Para comer entre as refeições, Escolha alimentos leves e que vão te dar energia até a próxima refeição, assim você ficara de estomago cheio mas sem perder totalmente o apitite para a próxima vez que você comer.


8 – Você é o que você come

comprar comida vegana pela internet

Todos nós já sabemos que a alimentação tem um grande reflexo sobre a nossa saúde, pois é daí que vem os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso, é importante consumir alimentos que nos fornecem a quantidade de vitaminas e nutrientes necessários para que nosso corpo funcione da melhor maneira possível. Também é aconselhável optar por alimentos naturais sempre que possível, evitando os alimentos industrializados, que possuem adição de aditivos alimentares, como conservantes e corantes, além de maior teor de sódio, açúcar e gorduras. Tenha moderação, procure não fazer refeições muito pesadas em horários irregulares, mas ter uma alimentação variada e sem muitas restrições. Ser saudável não significa necessariamente ser magro ou sempre estar de dieta, ser saudável é ter hábitos equilibrados que nos fazem bem.

9 - Organize a sua rotina

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Para manter o foco e deixar o seu dia a dia mais fluido, é importante organizar nossa rotina. Deixar suas atividades listadas e acompanhá-las é super importante. Você consegue visualizar o que você já fez e o que ainda tem para fazer. Coloque no papel tudo o que você planeja fazer nos próximos dias e vá acompanhando desenvolvimento dessa listagem.
Você pode adotar um método próprio para se organizar, ou pode buscar um método disponível na internet. Seja qual for sua opção, o importante é você organizar sua rotina em todos os âmbitos: trabalho, família, casa, alimentação, atividades e exercícios e tudo mais que você queira fazer.


10 - Cuide de si mesmo

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Vai existir momentos em que não vamos nos sentir bem com nós mesmos, e tudo bem, somos seres e humanos e em alguns momentos devemos nos permitir sentir os sentimentos ruins para superá-los da forma correta. Mantenha-se alerta, se esse sentimento for recorrente ou constante, procure ajuda de um profissional.
Uma alternativa que você pode adotar para sair do baixo astral é fazer algo por você, pode ser ler um livro, ver um filme, cozinhar, fazer alguma atividade manual (pintar, consertar alguma coisa, jardinagem), fazer atividades que você gosta ajudam na liberação de endorfinas que estimula a sensação de bem-estar e bom humor. Busque um tempo de lazer, seja em família, com os amigos ou até sozinho. Cuide de Você!


11- Não seja tão duro consigo mesmo

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Ser focado é muito importante, mas radicalismo pode gerar frustração. A dica para manter o equilíbrio se permitir errar e depois aprender com seu erro. Uma vida saudável requer muita disciplina e atenção, mas isso não significa se privar das coisas que você gosta.
É importante se conhecer, saber reconhecer seus valores, suas qualidades, e não ficar só se criticando, se cobrando, focado apenas nas suas limitações e dificuldades. Enalteça suas qualidades e esteja perto de quem as enxerga. Admita seus erros e esteja perto de quem os compreende e te ajuda a mudar, se for necessário. A maior e mais importante aceitação vem de você mesmo. Se ama como você é!

12. Trace objetivos

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Lembre-se: reeducar sua rotina só vai dar certo se for um projeto de vida. Mas é importante também celebrar as conquistas menores. Trace dois objetivos, um a médio e outro a longo prazo. Cada etapa deve ser comemorada, até atingir o seu objetivo maior.


13 - Use as redes sociais a seu favor 

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Nas redes sociais vemos menos de ⅓ da vida das pessoas. Não compare sua vida ao que você vê nas redes sociais, elas são superficiais e não devem ser parâmetro de comparação.
Nas redes encontramos muito conteúdo que nem sempre cabe para nós, é extremamente importante ter um senso crítico e não se deixar envolver por tudo o que vemos.
Acompanhe pessoas que inspiram você e que elevam sua autoestima e seu ânimo. Entender que existem pessoas que vivem disso e vendem uma imagem irreal é fundamental para não entrar em paranoias com sua vida. Procure perfis que te dão dicas saudável para o corpo e mente, pessoas que entendem seu papel como ser humano na sociedade.
Uma ideia que podemos dar a você é ter na sua rede algo que contribua para a sua vida e agregue valor de alguma forma, seja te dando inspiração, dicas para o dia a dia ou te fazendo rir.

14 - Controle os nervos

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Apesar de não ser considerado doença, o stress pode favorecer o aparecimento de doenças e, por isso, precisa ser observado e controlado. O stress também é fator de risco para os problemas do coração. Então xoooooo stress!

15 - Sorria mais

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Nada melhor do que bom humor para levar uma vida leve. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa. Para melhorar a sua atitude positiva diante da vida, aposte em uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, a natureza tem poderes incríveis sobre nossa percepção, respirar ar puro, contemplar os pássaros, sentir a brisa do vento, estar entre flores e árvores nos revigoram e melhoram significativamente a saúde mental.

16 - Cultive bons amigos

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Conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Mas, ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que você imagina. Amigos podem te animar para fazer aquela caminhada no parque, fazer piqueniques, passeios, viagens, e porque não aquela terapia de riso de boas conversas numa sexta-feira depois do trabalho? E aí animado?
Chama a galera para uma boa roda de conversa!

Comer melhor, dormir bem, movimentar o corpo, reunir-se com os amigos, sorrir, respirar ar puro, olhar para si mesmo com mais carinho e cuidar da sua saúde, física e mental. Pequenas atitudes e hábitos diários que vão fazer muita diferença na sua vida.

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Esperamos que com essas pequenas dicas a gente tenha te inspirado a cuidar melhor do bem mais precioso que você tem: sua saúde!
E não esqueça, saúde não é só a física. Sua saúde mental também é muito importante para que seu corpo funcione direitinho e você possa aproveitar os bons momentos ao lado das pessoas que fazem você feliz.

Abraços!

 

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