Regras de etiqueta

Como preparar um evento para veganos

Publicado em 09.08.2019 | comentários
Visualizações
962 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café Mel

Da entrada ao prato principal como servir receitas baratas e surpreendentes. 

 

Oi pessoal!

O assunto hoje é bem interessante e geralmente trás com ele muitas dúvidas, por isso vamos explicar um pouquinho sobre o estilo de vida vegano, porque hoje ele é adotado por muitas pessoas em todo o mundo e também lançar um desafio, afinal, vez ou outra também podemos nos aventurar em outros universos gastronômicos e enriquecer ainda mais nosso paladar certo?

Você vai perceber que alguns pratos são facílimos de preparar e podem ser a estrela do seu evento. Ficamos surpresos com as combinações e modo de preparo dos alimentos, e sinceramente pensamos que tudo isso só pode nos deixar ainda mais inspiradas na hora de preparar novos pratos e claro experimentar outros sabores.
Mas primeiro queremos te explicar a diferença entre veganos e vegetarianos.
Sabemos que cada vez mais pessoas têm buscado uma alimentação saudável e natural e isso é ótimo para a saúde, mas além dos benefícios para o organismo, alguns optam pela reeducação alimentar para auxiliar na perda de peso, ou mesmo por questões éticas ou ainda religiosas.
Como existem variações, algumas pessoas acabam se confundindo com os termos e entre os defensores dos animais e aqueles que buscam um estilo de vida que não traga sofrimento a outras espécies, é muito comum encontrar vegetarianos e veganos. Mas você sabe o que realmente é o veganismo e vegetarianismo? Vem conferir!
Antes de tudo é preciso entender que o vegetarianismo se refere à alimentação à base de vegetais - ou seja, sem carne ou produtos de origem animal, já o veganismo vai além da dieta. Ser vegano significa que você não consome nada de origem animal nem na alimentação nem em outros aspectos, como vestuário e produtos de beleza.
E você sabe o principal motivo que leva as pessoas a adotarem uma dieta vegetariana ou o estilo de vida vegano? Com certeza é a compaixão pelos animais. Vegetarianos e veganos buscam uma alimentação que não explore os animais e não contribua, de nenhuma forma, para o sofrimento deles. Por isso, a eliminação do consumo dos produtos de origem animal.
Agora que já te explicamos as diferenças você deve pensar: “O que o vegano pode comer?” Simples! Não comem: Carne branca ou vermelha, peixe, ovos, leite de vaca ou cabra, e seu derivados em geral como manteiga, queijos, etc.
E isso pode parecer um grande limitador na hora de cozinhar, mas quem já é adepto garante que não é não, pelo contrário, é um estímulo a criatividade de descobrir novos sabores e um infinito de combinações e receitas deliciosas.
E para te ajudar caso você sinta-se à vontade em se aventurar nesse novo mundo vez ou outra já vamos te falar umas dicas de substituições inteligentes que são: leite de vaca pode ser trocado por leite de amêndoas, castanhas, amendoim, aveia ou de arroz, o ovo pode ser trocado por semente de chia, os queijos por queijos de leites veganos e assim por diante.

Te garantimos é possível fazer muita coisa!

Daí vem a questão: Vai receber um ou mais veganos em casa e não sabe o quê e como servir? Calma colega que também pensamos nisso e vamos te dar uma forcinha! Preparamos uma seleção de receitas que vão da entradinha ao prato principal e vão surpreender você e seus convidados.

Seguem abaixo as receitas deliciosas com duas opções de entrada, prato principal e sobremesa para um evento todo preparado no universo vegano!

ENTRADAS

1 . Wrap de Couve

photo 2019 08 09 12 39 05

Parece um lanchinho, mas é uma excelente opção para um almoço ou jantar leve e low-carb. O wrap de couve é muito prático de fazer e pode ser guardado por alguns dias na geladeira. Os ingredientes aqui são apenas uma sugestão, use a criatividade para criar seu wrap.
As quantidades de cada ingrediente variam de acordo com a sua preferência, tamanho e número de wraps que deseja fazer, por isso essa receita não terá quantidades certas.

Ingredientes:

⦁ Folhas inteiras de couve;
⦁ Tofu cortado em tiras;
⦁ Gergelim
⦁ Repolho picado em tiras finas;
⦁ Pepino cortado em fatias finas;
⦁ Rabanete cortado em fatias finas;
⦁ Abacate em fatias ou tiras;
⦁ Azeitonas picadas;
⦁ Molho pesto;
⦁ Shoyu;
⦁ Limão;
⦁ Gengibre em pó

Modo de Preparo:

⦁ Deixe o tofu marinando por pelo menos 1h em uma mistura de shoyu, limão e gengibre ralado. Cubra todos os lados com gergelim e deve a uma frigideira anti-aderente sem óleo.
⦁ Ligue o fogo alto e espere certa de 10 minutos até o gergelim formar uma superfície crocante e vire. Deixe mais 5 minutos ou até que o mesmo aconteça deste lado. reserve.
⦁ Lave bem as folhas de couve e corte o talo.
⦁ Distribua os ingredientes a cerca de 2 dedos da borda da folha de couve e enrole formando os rolinhos.
⦁ Sirva com diferentes combinações de molhos em petisqueiras bem fofas.

2.Tomate Cereja Confit

photo 2019 08 09 12 39 03

Além de deliciosa, essa entradinha é super rápida de fazer. Você precisa de cerca de 3 minutos de preparo, o resto é com o forno! Ela vai bem servida com torradas, pão sírio ou com legumes grelhados.

Ingredientes:

⦁ 500 gramas tomate cereja
⦁ 1/3 xícara azeite de oliva
⦁ 1/2 colher de chá pimenta do reino
⦁ 1 dente alho
⦁ 1/4 xícara tomilho fresco
⦁ 1 colher de chá sal

Instruções:

⦁ Aquecer o forno previamente em temperatura média por cerca de 15 minutos.
⦁ Colocar os tomates em uma forma junto com o azeite, a pimenta, o sal e uns galhos de tomilho.
⦁ Levar ao forno cerca de 1h10min até reduzir. Em seguida, adicionar os tomates em um pote de vidro com o alho cortado em fatias, o tomilho e preencher com azeite até que fiquem cobertos.

Sirva com torradas ou deixe brusquetas preparadas e quentinhas para a hora de levar a mesa.

PRATOS PRINCIPAIS

1. Yakissoba Sem Macarrão

photo 2019 08 09 12 39 02

Está não é só uma opção vegana mas também uma ótima opção para quem adora um yakissoba, mas quer dar uma diminuída nos carboidratos.
Para fazer as tiras de cenoura e abobrinha, fatie os vegetais em pedaços fininhos pra ficarem na forma de espaguete (pode ser de forma manual ou com fatiadores). Caso queira algo mais prático não é difícil de encontrar alimentos já fatiados no supermercado.

Ingredientes:


⦁ 1 abobrinha;
⦁ 1 cenoura,
⦁ 1 xícara de repolho roxo fatiado;
⦁ 1 xícara de brócolis cozido;
⦁ 1 xícara de couve-flor cozida;
⦁ 1/3 de cebola;
⦁ Shoyu a gosto;
⦁ Gergelim para decorar.

Modo de Preparo:

⦁ Fatie ou transforme em macarrão a abobrinha e a cenoura cruas em espaguete. Reserve.
⦁ Refogue a cebola no óleo de gergelim ou azeite e adicione o macarrão de abobrinha, cenoura e repolho roxo crus,o brócolis e couve-flor devem ser pré-cozidos e acrescentados neste momento. Refogue tudo até que quase toda a água que a abobrinha solta seja absorvida, o ponto deste prato é não deixar que a abobrinha fique enrugada.
⦁ Capriche no shoyu e decore com gergelim.
Sirva diretamente no prato ou monte uma linda travessa.

2. Caçarola de Repolho e Lentilhas

photo 2019 08 09 12 39 00

Normalmente esse prato seria feito com carne moída ou outro molho com carne, e aqui foi substituído por lentilhas, e sinceramente fica bom demais!

Ingredientes:

⦁ 1/2 repolho cortado em pedaços grandes;
⦁ 1/2 cebola picada;
⦁ 1 dente de alho picado;
⦁ 20 tomates cerejas ou 2 tomates grandes picados;
⦁ 2 xícaras de molho de tomate;
⦁ 1 xícara de lentilhas cozidas;
⦁ 1 xícara de amêndoas,
⦁ 2/3 de xícara de água filtrada;
⦁ Sal, noz moscada e orégano ou manjericão a gosto.

Modo de Preparo:

⦁ Deixe as amêndoas de molho com a água no copo do liquidificador.
⦁ Enquanto isso, leve ao fogo uma panela com água e sal e espere começar a ferver. Adicione o repolho cortado e deixe por cerca de 10 minutos e retire antes que perca a crocância. Passe água fria para parar o cozimento e seque bem com uma pano limpo ou papel toalha!
⦁ Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione os tomates picados e o molho de tomate. Refogue por 3 minutos e adicione as lentilhas cozidas. Tempere bem e refogue até que fique na consistência desejada, não muito líquido.
⦁ Bata as amêndoas no liquidificador e tempere com sal e noz moscada. Deve ficar com a consistência de um molho grosso. Se achar necessário, acrescente mais água.
⦁ Em um refratário, distribua uma camada de repolho e cubra generosamente com o molho de lentilhas. Por cima, distribua o molho branco feito de amêndoas para cobrir. Salpique orégano ou manjericão.
⦁ Leve ao forno baixo por cerca de 25 minutos.
Rendimento: suficiente para 3 pessoas. Como o próprio nome diz, sirva em uma bela caçarola e deixe seu prato principal ainda mais convidativo.

ACOMPANHAMENTO

Bolinho de feijão com abóbora

photo 2019 08 09 12 38 59

Sobrou feijão na geladeira? E está pensando como dar aquela incrementada? Uma ótima dica saudável e nutritiva é juntar feijão e abóbora para preparar deliciosos bolinhos sem farinha. Eles são uma ótima opção para acompanhamento nas principais refeições, e até de lanchinhos para levar para a aula ou trabalho.

Ingredientes Bolinho:

⦁ 2 xícaras feijão fradinho cozido peneirado
⦁ 1 xícara cubos abóbora cabotiá cozida
⦁ 1 unidade cebola
⦁ 1/4 unidade pimentão vermelho
⦁ 2 colher sopa azeite de oliva
⦁ 1 colher chá páprica defumada ou 1/4 chá fumaça líquida
⦁ sal e pimenta

Ingrediente Pesto de Couve:

⦁ 3 folhas couve
⦁ 1/4 xícara azeite de oliva
⦁ 2 colher sopa semente de girassol
⦁ sal e pimenta

Instruções Bolinho:

⦁ Em uma frigideira, refogar a cebola no azeite de oliva até que esteja dourada. Acrescentar o pimentão vermelho picado e refogar por cerca de 5 minutos e temperar com a páprica defumada ou fumaça líquida.
⦁ Pré-aquecer o forno a 180 graus. Adicionar os ingredientes em um processador de alimentos e bater até formar uma mistura homogênea. Adicionar em uma forma untada, as bolinhas achatadas. Levar ao forno baixo por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado.

SOBREMESAS

1. Cheesecake de Maçã

photo 2019 08 09 12 38 57

Sobremesas também podem ser saudáveis e veganas! Esse cheesecake sem queijo é uma delícia de sobremesa ou opção para o café da manhã, fica pronto rapidinho e você não tem que se preocupar em ficar com peso na consciência.

Ingredientes:

⦁ 2 xícaras de castanhas do pará ou resíduo do ⦁ Leite de Castanha do Pará;
⦁ 1/2 xícara de água;
⦁ Suco de 1/2 limão;
⦁ 2 maçãs;
⦁ 1 xícara de farinha de trigo integral;
⦁ 1/2 xícara de farinha de trigo branca;
⦁ 5 colheres de sopa de água gelada;
⦁ 1 colher de sopa de óleo de coco ou outro óleo vegetal;
⦁ 1 colher de chá de canela;
⦁ 1 colher se sopa de melado de cana ou açúcar ou adoçante;
⦁ Uma pitada de sal.

Modo de Preparo:

⦁ Coloque as farinhas, a água gelada, o óleo de coco, a canela, uma pitada de sal e o melado em um bowl e misture bem. A massa deve parecer massinha de modelar. Se estiver grudenta, adicione mais farinha.
⦁ Cubra uma assadeira pequena ou forminhas menores com a massa e leve ao forno baixo por 15 minutos;
⦁ Enquanto isso, bata no liquidificador as castanhas do pará com a água fria e o suco de limão. Se utilizar o resíduo, preferencialmente bata com 1/2 xícara do próprio leite de castanha-do-pará. O creme formado deve ser bem consistente e homogêneo.
⦁ Retire as forminhas do forno e preencha com o creme de castanha-do-pará. Leve à geladeira.
⦁ Pique as maçãs com casca em cubinhos. Leve ao fogo médio em uma frigideira com um pouco de melado ou açúcar. Quando todos os cubinhos estiverem caramelizados retire do fogo e cubra os mini-cheesecakes.
⦁ Leve a geladeira e sirva frio.
Rendimento: 4 mini-cheesecakes ou 1 cheesecake médio.

2. Pavê de Paçoca com Chocolate

photo 2019 08 09 12 38 55

Essa é uma receita que só de olhar já enche os olhos e te deixa com água na boca, sinceramente vegano ou não, você que é fã de amendoim vai se surpreender com o resultado.

Ingredientes:

BOLACHA AMENDOIM:
⦁ 2/3 xícara aveia em flocos
⦁ 1/2 xícara amendoim cru sem pele e sem sal
⦁ 2 colher sopa açúcar demerara
⦁ 1 colher sopa óleo de coco ou outro
⦁ pitada sal

CREME DE AMENDOIM
⦁ 2 unidades inhame pequeno
⦁ 3/4 xícara leite de coco
⦁ 1/3 xícara açúcar demerara
⦁ 2 colher sopa cheia pasta de amendoim
⦁ pitada de sal

GANACHE CHOCOLATE
⦁ 1 xícara chocolate meio amargo picado
⦁ 1/2 xícara leite de coco

Instruções:

BOLACHA DE AMENDOIM
⦁ Levar o amendoim, aveia e açúcar ao processador de alimentos até virar uma farinha. Adicionar o restante dos ingredientes e espalhar a massa em uma forma deixando com a altura de uma bolacha maisena. Levar ao forno mínimo por 10 minutos ou até que seque (sem tostar).

CREME DE AMENDOIM
⦁ Cozinhar o inhame até que esteja macio. Peneirar e levar ao liquidificador com o restante dos ingredientes. Despejar o creme em uma panela e reduzir por cerca de 15 minutos. Levar a geladeira para resfriar

GANACHE CHOCOLATE
⦁ Colocar os ingredientes em uma tigela e levar ao microondas por 30 segundos. Mexer e levar por mais 30 segundos. Geladeira para resfriar.

Para fazer a montagem em um pirex ou taça, adicionar uma camada da ganache de chocolate. Em seguida fazer uma camada da bolacha de amendoim. Depois adicionar uma camada do creme de amendoim. Preencher com mais uma camada de bolacha e a última de creme. Para finalizar, adicionar sobras da bolacha esfarelada e/ou lascas de chocolate. Geladeira por no mínimo 2 horas.
Sirva em taças de vidro, ou monte em uma travessa pequena ou se desejar em uma maior, dobre a receita.

Esperamos que você, assim como nós tenha se inspirado e gostado de conhecer um pouco mais sobre o estilo vegano, e se aventure ao cozinhar e experimentar novos sabores e combinações. O que vale mesmo e sempre frisamos é a dedicação e carinho ao receber e cozinhar para as pessoas queridas. Criar laços de memória tem tudo a ver com a cozinha e receber também é uma forma de AMAR, por isso nos inspiramos todos os dias, por vocês e por nós.
Até o próximo post.


Para saber mais sobre estas e outras receitas acesse:
https://veganapratica.com
https://veganize-se.com.br

Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.