Blog

7 Maneiras de Elevar Sua Qualidade de Vida

Publicado em 21.01.2020 | comentários
Visualizações
957 visualizações
Imagem do autor Elis Franciane Trentini Nardelli
Elis Franciane Trentini Nardelli
Redator da Casa Café Mel

 

Uma técnica fácil e eficaz


Oi pessoal,

O tema de nosso Blog hoje será  “qualidade de vida”. Já parou para pensar como anda a sua? Parece estranho abordar este tema aqui, e você talvez esteja se perguntando: afinal o que isso tem haver com Mesa Posta? Confesso que este assunto não estava em nosso cronograma, mas sim, tem muito em comum conosco, e vamos te explicar porque resolvemos falar dele.

Você que já nos acompanha, sabe que em nossas matérias anteriores já contamos nossa história, trouxemos dicas para você receber em casa e elencamos algumas receitinhas super deliciosas (que aliás esperamos que vocês tenham colocado em prática rsrsrs). Porém em nossa rotina diária, temos nos deparado com relatos de clientes e pessoas próximas, que nos fizeram pensar em agregar mais uma ramificação em nosso roteiro do Blog, e decidimos então fazer uma pausa na programação para chamar a sua atenção e te questionar sobre este assunto tão importante.

img 3604ea9628631001

Embora muita gente ainda não saiba, qualidade de vida é um dos pilares da Casa Café&Mel. Nosso propósito é contagiar as pessoas com a nossa satisfação em poder receber bem, levar alegria aos nossos clientes através de pequenos gestos de carinho que deixamos em cada envio, é instigar as pessoas a terem convívio social entre tantas outras coisas. Por isso podemos afirmar que a busca pela qualidade de vida está inserida em nossa ideologia, faz parte de nossa proposta e é exatamente por isso que nos sentimos confortáveis para falar do assunto e te desafiamos a sair da sua zona de conforto e nos acompanhar nesta conversa mais de perto, onde você poderá identificar suas “dores” e aproveitar todas as dicas que temos para te oferecer. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é um conjunto de fatores que contribuem para seu bem estar físico e mental. Boa alimentação, contato com amigos, tranquilidade, contato com a natureza, realização profissional, exercícios e acesso à saúde de qualidade são alguns dos fatores primordiais na conquista deste mérito, mas certamente não são os únicos.8446e792000737a7b980e425ebd790b0

Nós compartilhamos desta mesma teoria, e aqui te explicaremos melhor dividindo em dois blocos distintos para que haja melhor entendimento. Um deles, diz respeito à saúde do corpo e o outro à saúde da mente, sendo que você entenderá o quanto ambos estão entrelaçados em nosso dia-a-dia.

Os cuidados com a saúde do corpo é algo já bem difundido em meio a sociedade, através de campanhas e maior acesso aos médicos por parte de todos, porém, quando falamos em saúde mental, muitas pessoas parecem não compreender de fato o tema e acabam associando à algum tipo de anomalia ou patologia neural. Mas queremos deixar bem esclarecido que isso seria uma doença do corpo e não da mente.

Quando falamos em saúde da mente, estamos nos referindo à equilibrio e controle emocional e sobre seus sentimentos, mas para isso deverá primeiramente ter controle total de seus pensamentos. Isso mesmo, podemos e devemos praticar o controle absoluto sobre os pensamentos que produzimos de forma voluntária ou inconsciente. Logo você entenderá que eles são a chave de grande parte do processo. 

biofeedback saude mental nas empresas

Falamos muitas coisas até agora, e precisamos amarrar tudo isso e formar uma idéia lógica para que você entenda onde queremos chegar com esta conversa. Então, vamos lá!

É bem provável que neste ponto da conversa, você já esteja identificado algum débito consigo mesmo em relação aos fatores apresentados acima, afinal quem nunca enfiou o pé na jaca e exagerou nas besteirinhas e guloseimas por dias seguidos, ou ficou hibernando em casa isolado de sua vida social por um tempo, ou ainda, largou a caminhada, se desinteressou por livros, deixou-se dominar pelos sentimentos e emoções a ponto de se arrepender das atitudes ou decisões tomadas por impulso? Mas não se preocupe, somos todos seres humanos, com qualidades que precisam ser exploradas e dificuldades que precisam ser superadas e isso tudo apenas demonstra o quanto ainda podemos explorar nosso potencial, afinal somos seres em evolução e buscamos incansavelmente pela felicidade, e é aí que vem a notícia boa: Ela está mais perto do que você pode imaginar! Certamente não existe fórmula mágica, mas o caminho para obter a tão procurada qualidade de vida e consequentemente a felicidade, está em pequenas atitudes e nas coisas mais simples do dia a dia. Talvez você esteja duvidando disso agora, mas ao longo do texto você se convencerá que esta é a mais pura verdade e vai repensar sobre a forma que vem vivendo sua vida.

felicidade

Como falamos acima, estamos tratando do assunto em dois blocos: saúde do corpo e saúde da mente, porém agora que você já pôde entender a diferença entre eles, vamos te mostrar que ambos caminham juntos em nossas vidas, de forma paralela, traçando um caminho só e na mesma direção, onde um depende do outro para chegar à um destino que será determinado pelo percurso. Quando entendemos que ambos precisam se entrelaçar o tempo todo, conseguimos olhar para nossas atitudes e mudar nosso rumo para tornarmos nossa evolução possível.

Vamos começar falando brevemente do seu corpo. Talvez você já deve estar cansada de ouvir, pois os médicos, programas de saúde e campanhas vivem puxando nossas orelhas mas é sempre importante relembrar. Como todo mundo já sabe, precisamos cuidar de nosso corpo para mantê-lo saudável, o que talvez seja novidade para você é saber que, se concentrar suas forças no domínio de seus pensamentos, consequentemente você conquistará a saúde da mente e de quebra um corpo cada vez mais saudável. Essa é uma prática oriental muito antiga, e que cada vez mais vem ganhando forças no mundo ocidental.

Pensando em deixar exemplificado para seu melhor entendimento, elencamos abaixo alguns pontos que consideramos muito importante você repensar em sua vida tendo como base a associação entre a saúde mental e do corpo para de fato obter a tão sonhada qualidade de vida.


1 - Precisamos sim nos alimentar de forma saudável e equilibrada.

 blog comida saudavel

 Isso quer dizer que você não precisa se privar de tudo que gosta, mas sim tomar consciência de que viver de Fast Food não é o melhor caminho para atingir seus objetivos. A sacada é ter equilíbrio e pleno domínio na escolha das refeições. Ou seja, precisamos é cair na realidade e aceitar que existem duas formas de se alimentar: por necessidade ou por vontade, onde a necessidade, reflete o que precisamos para manter nosso corpo de pé e com saúde e a vontade, que reflete aquele desejo em comer algo específico. Então leve em conta primeiro sempre suas necessidade reais. Pergunte-se ao preparar sua refeição ou comprar seu lanche, que benefícios este alimento trará para você. Se a sua resposta estiver pendendo de forma considerável para, “matar a vontade”, ou “ficarei mais feliz”, e depois de consumir bater uma pontinha de arrependimento, abra o olho, você pode estar se deixando levar pelo inconsciente, e aí o sinal de alerta deverá se acender. Aqui é crucial que você assuma o controle total de seus pensamentos, você precisa dar ouvidos primeiro às suas necessidades e depois às vontades. Assim você equilibra as duas coisas, se alimenta com o que necessita para saciar sua fome e se satisfaz na medida certa com o que tem vontade. Procure fazer suas escolhas de forma “racional”, ou seja, pergunte-se se suas escolhas não lhe trarão arrependimento depois. Isso é você dominando seus pensamentos e proporcionando uma parcela de equilíbrio emocional à sua vida. Se começar a praticar isso com frequência, sentirá dia após dia uma sensação de bem estar físico e mental, além de eliminar aos poucos o sentimento de culpa que costuma carregar muitas vezes para si mesma.


2 - Contato com amigos 

terceira idade

Mantenha-se conectado de alguma forma real com seus amigos, pois de realidade virtual já estamos cercados a todo instante. Não que a tecnologia seja ruim, pelo contrário, mas somos seres humanos, e viver num mundo digital no trabalho pode ser uma necessidade, mas alimentar apenas a rede de amigos digitais certamente é uma escolha. Evitar o contato com as pessoas pode nos privar de experiências incríveis. Então, procure sair e se divertir, ou convide-os para uma janta em sua casa, passe um tempo em torno da mesa desfrutando de uma boa conversa. Procure falar sobre assuntos que te agradem ou que despertem conhecimento ou outro sentimento bom e procure curtir ao máximo estas pessoas.

dia do amigo e1563589572783 8075fa80

Neste momento, não deixe sair pela boca tudo que sua cabeça pensar, novamente assuma o controle de seus pensamentos, reflita antes de tecer um comentário que possa ser ofensivo, deixe-se levar por pensamentos de alegria, pelo prazer de ter aquelas pessoas em sua companhia esteja onde estiverem, deixe-as saber o quanto elas representam em sua vida e o quanto significa para você a amizade delas.

Aqui, novamente temos um claro exemplo do quanto você pode se beneficiar  escolhendo e dominando seus pensamentos. Assuma o controle do que pensa e expulse pensamentos ruins, maliciosos e aproveite os pensamentos de partilha, amizade, carinho e outros que venham a somar coisas boas nesta lista. Certamente você se sentirá muito bem e logo irá querer repetir a dose!


3 - Tranquilidade e paz interior

autoconhecimento liberdade pessoal

Gente, quando escuto esta frase, sempre me remeto ao filme Kung Fu Panda 2 rsrsrsrsrs, mas é porque de uma forma inocente, ele mostra exatamente qual a atitude que devemos ter em nossas vidas. Assim como no filme, precisamos além de aceitar nossa realidade, sempre estar atentos e dominar nossos pensamentos, e para isso também precisamos nos conhecer muito bem, aceitar nossas limitações e encontrar maneiras de superação, explorar nossas qualidades, e evitar o comodismo, pois deste conjunto depende nossa evolução como seres humanos. 

Também não podemos ignorar de onde viemos, ou seja, não importa nossa origem, importa o merecido valor que damos a ela. Em relacionamento com os pais vale lembrar que nenhum pai ou mãe erra de propósito. A educação que recebemos dos pais ou de quem nos criou sempre teve como base o que estas pessoas conseguiram ofertar e tudo o que elas ofertavam estavam ligadas ao seu pensamento, sendo demonstradas em formas de atitudes. Assim como nós, em determinados momentos, podem ter sido deixadas dominar por pensamentos de insegurança, medo, religiosos ou até de princípios e levados pela emoção causada pelo conjunto destes pensamentos, e podem ter tomados atitudes que hoje julgamos erradas, mas que foram de alguma forma motivados pelos pensamentos e pela falta de domínio sobre eles. 

bem estar

O que queremos dizer com isso, é que muitas pessoas carregam mágoa de seus pais, avós, tios etc porque não conseguem perdoar alguma de suas atitudes. Devemos na verdade é parar de julgar estas pessoas, procurar entender em que possíveis pensamentos estavam mergulhados para se deixarem levar por suas emoções, refletidas em atitudes que hoje você possa repudiar. É certo que quando este tipo situação em uma família acontece, pensamos: quando eu tiver um filho será tudo diferente. Nem sempre na prática isso acontece, pois em diversas situações nos pegamos repetindo atitudes que tanto desprezamos. Então pare e pense, reflita sobre suas atitudes e o que motiva elas. Você vai constatar por si mesmo que o seu pensamento cria em seu redor uma realidade que existe apenas na sua cabeça e te traz uma sensação de desconforto tamanha a ponto de você não conseguir dominar a situação se deixar levar por este conjunto e tomando possíveis decisões ou atitudes que poderá se arrepender depois. O se arrepender depois indica que no momento exato em que se voltou a si mesmo, voltou a pensar coerentemente e de forma racional sobre o assunto. O que queremos dizer com todo este discurso, é que para conquistarmos a tranquilidade e paz interior, primeiro precisamos nos conhecer muito bem, procurar saber de onde vem nossos piores pensamentos, (que aliás aparecem espontaneamente em nossa cabeça) como de desistência, incapacidade, medo, insegurança, raiva e tantos outros. É o primeiro passo para você ter total domínio sobre eles, e passar a conseguir perdoar e dar o devido valor as pessoas que vieram antes de você neste mundo, pois uma coisa é certa, você só existe porque tem ancestrais, então seja grato!


4 - Mantenha contato com a natureza 

natureza 1

Talvez isso te pareça loucura ou desnecessário, mas colocar os pés descalços no chão muitas vezes é uma terapia indescritível. Experimente em seu dia de folga ir à um parque da cidade, relaxe em uma sombra, ler um livro, namore, brinque com seus filhos ou simplesmente não faça nada. Importante é se desconectar um pouco do fluxo frenético que vivemos diariamente.

Neste momento procure produzir pensamentos de relaxamento, amor e tranquilidade e você sentirá tudo o que seu pensamento conseguir produzir. O resultado do que você sente está diretamente ligado ao que seu pensamento produz, então capriche na dose!


5 - Realização profissional

167499 sucesso profissional saiba ser reconhecido pelo seu desempenho 1

Aqui está uma das grandes chaves para a longevidade. No mundo em que vivemos, não podemos nos desprezar e jogar fora oportunidades de fazer algo que contemple pelo menos parte de nossas qualidades. Estamos em busca constante da evolução e o reconhecimento profissional nos faz sentir bem, amados e valorizados. Nos traz autoridade para opinar ou desempenhar determinada função. Então repense sobre seu trabalho atual e para isso te ajudaremos com algumas observações.

Você certamente tem objetivos em sua vida (se não tiver, pare tudo e repense isso pois é importante) e pode estar trabalhando em algo atualmente que te dê condições, ou sirva como ponte para chegar à um trabalho ou profissão específica que você está almejando. Pode não ser o trabalho de seus sonhos, mas se você consegue desempenhar sua função dentro do que a empresa espera e ele te motiva para conquistar o que almeja, então podemos chamar de realização profissional.

Em qualquer que seja sua situação atual, alimente seus sonhos, tenha projetos e viva intensamente cada momento. Isso fará com que você seja um profissional realizado em todas as etapas que passar até chegar na função ou profissão desejada. Fugir da acomodação é algo que deve ser praticado diariamente para que não desista de seu propósito.

Agora, o que você acha que pode ser seu maior aliado nesta jornada?

Se respondeu o controle de seus pensamentos, acertou! Aqui como nos demais pontos, assuma o controle dos pensamentos, acredite, execute, tome atitudes focadas nas diretrizes de sua empresa. Lembre que a maioria das pessoas (muitos deles colegas de trabalho) ainda não conhece e não domina técnicas de domínio de pensamento, portanto podem agir por impulso em situações de desconforto. Não as julgue, apenas observe e aprenda com as dificuldades delas. Agindo desta forma, você terá realização do trabalho em qualquer momento de sua vida profissional.


6 - Faça exercícios regularmente

215937 por que a melatonina e a aliada perfeita para a saude e bemestar 2000x1000Parece frase de médico agora rsrsrs, mas enfim, é isso mesmo! Por mais simples que seja seu exercício, como uma caminhada, procure se esforçar e fazer. Coloque um fone de ouvido e deixe tocar suas músicas preferidas. Certamente serão apenas alguns minutos do seu dia para dizer que é todo seu, então aproveite ao máximo! 

Claro que em muitos dias a preguiça pode aparecer, e ceder a ela de vez em quando, dependendo das circunstâncias, tudo bem, mas permitir que isso se torne rotineiro não dá. Não dá mesmo. Isso será um sinal claro de que você não está no controle da situação novamente e quando desiste da caminhada ou exercício diário, está se deixando levar inconscientemente por pensamentos e sentimentos que o fazem desistir, e é aí que sua luz  deve se acender lembrando quem deve novamente assumir a direção de seus pensamentos, com calma e de forma racional colocar novamente tudo nos eixos.


7 - Desenvolva amor por si próprio 

formacao o amor e o que cura

Esta talvez seja uma das mais importantes e valiosas dicas dentre as que citamos aqui, pois sem este, você não conseguirá atingir com eficácia nenhuma das anteriores.

Não importa o que você acha de si mesmo, pois o que você acha é apenas um pensamento, algo que você acredita tanto que torna-se real em sua vida. Então se tem algo que não gosta, mude em primeiro lugar o seu pensamento sobre si mesma. Comece usando aquela técnica de se olhar no espelho e dizer para si mesma o quanto se ama. Tenha certeza que em sua cabeça passarão pensamentos dizendo que isso é bobagem e que você estará fazendo papel de ridícula mentindo para si mesma. Mas mostre que pode dominar seu pensamento e que se ele pode criar uma realidade de desconforto sobre si mesma com pensamentos ruins a seu respeito (normalmente eles pipocam em nossa cabeça sem saber de onde eles veem) também pode usar a seu favor. Faça o seguinte exercício diariamente por pelo menos 30 dias seguidos:

a - Fale ao se levantar e se olhar no espelho que você se ama e pergunte-se: o que posso fazer por mim hoje para que tenha um dia mais feliz?

b - Fale pelo menos 3x durante o dia em frente à um espelho que se ama.

c - Se algo te deixar angustiada ou triste, volte ao espelho e repita o quanto se ama e pergunte-se o que pode fazer por si mesma naquele momento para que sinta-se feliz.

No início, isso pode soar como falsidade para você, mas depois dos primeiros 30 dias neste exercício diário, você estará sentindo-se muito melhor, estará acreditando em suas palavras, refletindo pensamentos de amor sobre si, e não mais de desprezo. Então, mantenha isso. Ame-se continuamente e perceba que aos poucos as pessoas que vivem em sua volta começarão a perceber também a sua mudança! 

169942 guest post como ter um sorriso bonito siga essas 8 dicas 1280x640

Como viram, não existe fórmula mágica, mas sim um conjunto de atitudes, que irão certamente gerar dúvidas e desconforto em sua vida, fazendo talvez muitas de vocês acharem tudo isso uma bobagem e desistir no meio do caminho. Porém, temos certeza que se deixar-se contagiar por este texto e usá-lo como uma mola propulsora e inspiradora para dar o start inicial de uma grande evolução de você mesma, se surpreenderá gradativamente enquanto estiver praticando nossas idéias.

 Esse é o nosso jeito de enxergar o mundo e de agir. Se conseguimos sempre? Não, claro que não! Também entramos em ciladas de nosso mundo inconsciente e nos deixamos levar por pensamentos descontrolados, afinal somos seres humanos e estamos em aprendizado constante. Mas buscamos incansavelmente por nossa evolução, e embora em alguns momentos saímos dos eixos, procuramos voltar para os trilhos o mais rápido possível.

Procuramos sempre ter calma, pois com calma tudo se resolve e tudo se consegue. Qualidade de vida não é algo que se conquista uma vez só na vida e garantimos a eternidade, na verdade é um estado, um momento em nossa vida que depende de mantermos a constância das atitudes acima citadas para sobreviver em nós. Qualquer vacilo ou comodismo pode fazer este estado oscilar.

istock 690500596

Então policie seus pensamentos, aja racionalmente, estabeleça equilíbrio emocional, cuide da saúde de sua mente e tenha a confiança que precisa para conquistar e manter saúde de seu corpo. Irá visitar seu médico muito mais para avaliações periódicas do que por queixas de saúde. Permita-se ter a tão sonhada “Qualidade de Vida”


Abraços 

Até a próxima!


Redatora auxiliar e revisora: Gilmara Krause

 

Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.