Receitas

5 Receitas de Entradas Fáceis e super saborosas

Publicado em 06.09.2019 | comentários
Visualizações
3.899 visualizações
Imagem do autor Elis Franciane Trentini Nardelli
Elis Franciane Trentini Nardelli
Redator da Casa Café Mel

5 Receitas de Entradas Fáceis e super saborosas | Arrase na recepção com estas dicas super fáceis 

Tábua de Frios por Marcela Baumgarten


Olá pessoal! 

Hoje trouxemos aqui para vocês uma amiga, cliente e grande inspiração aqui da Casa Café & Mel: a Marcela Baumgarten!

whatsapp image 2019 09 03 at 4 39 18 pm

Para quem ainda não à conhece, vale dizer que é uma pessoa super autêntica, de extremo bom gosto e que entrou nesta vida meio que de pára-quedas rsrsrs. Ela trabalha como advogada em nossa cidade, tem adoração por decoração, louças e mesa posta, mas sua paixão incondicional (além da família é claro) é receber com muito carinho seus convidados, cozinhar e experimentar novos pratos. Diz aí, não é a parceira perfeita pra nós? huehuehue

Muitas receitas ela trás dos lugares por onde passa, e emite sua opinião, outras ela mesma faz. E neste meio de fazer e receber amigos e família, sua paixão e dedicação resultou em um perfil no Instagram. Toda essa ideia surgiu no final de 2018, aliás super incentivada pelo seu filho mais novo à criar um perfil no Insta. A ideia era criar um perfil que pudesse levar à outras pessoas que assim como ela, dividem destes mesmos gostos, fornecendo dicas e informações sobre este mundo tão apaixonante. E hoje seu perfil conta com mais de 59 mil seguidores. Quem ainda não conhece o perfil, nós recomendamos a conhecer e seguir, porque ela é fera no que faz, prova disso é que não param de aparecer novos seguidores. 

  whatsapp image 2019 09 05 at 11 49 59 am

Mas como falei acima, não é à toa. Tudo na vida tem seu retorno. O perfil da Marcela trás muitas informações, dicas, receitas e conteúdos para as amantes de Mesa Posta, e o mais legal é que expõe todo seu conhecimento de forma muito espontânea e com propriedade para falar sobre o assunto, o que torna um perfil muito gostoso de seguir (gostoso literalmente, porque as receitas que ela posta são uma perdição). 

E de tanto ficar praticando as receitinhas e morrendo de amores pela criatividade desta mulher, resolvemos fazer um convite à ela para participar aqui do nosso Blog, e enriquecer um pouco mais nossas redes sociais com seu conhecimento e experiência na área e levando até você que nos lê e pretende surpreender os seus convidados, uma inspiração diferente, agradável aos olhos e ao paladar.

whatsapp image 2019 09 05 at 11 47 50 am 2

Para nós que trabalhamos e vivemos sempre a mil por hora, não sobra muito tempo para fazer algo elaborado. Então nossa ideia foi pensar em algo prático e simples para nossas leitoras poderem preparar uma recepção em casa, servindo como entradinhas ou até como uma tábua de frios. Algo simples e fácil de fazer mas que fugisse do tradicional e que superasse qualquer expectativa, afinal ver a alegria de nossos convidados estampada no rosto não tem valor que demonstre, né pessoal?

A Marcela, criativa como é, já foi imaginando uma combinação de ingredientes e sabores que nos deixou maravilhadas logo na nossa primeira conversa. Ela já foi sugerindo várias opções e misturas de sabores em forma de petiscos, que confesso que ficamos com água na boca já de cara e ansiosas pela data da gravação (louca para fazer as devidas degustações rsrsrsrs).

E então, o grande dia chegou! A produção foi preparada e as gravações foram feitas por etapas, por receitas, que vamos deixar aqui em seguida e se tiverem dúvidas de como preparar ou ficaram curiosas para ver o passo a passo, você pode conferir na íntegra em nosso IG, cada dica sendo preparada e inclusive a montagem da tábua, que aliás ficou um espetáculo. 

 

Então vamos ao que interessa: As receitas!

Primeiro vamos passar a lista de ingredientes e na sequência o modo de preparo, seguindo as instruções que a Marcela nos passou.  

1 - Damascos recheados

Ingredientes:

Damascos cortados ao meio (preferencialmente damascos maiores e macios).
Metades de nozes chilenas
Cream cheese

Como montar: 

Corte os damascos ao meio e recheie com cream cheese. Ele ficará levemente aberto, então feche essa abertura colocando as nozes. Repita o processo até atingir a quantidade que deseja, e reserve.
➣Dica da Marcela: as nozes podem ser substituídas por castanha de caju picadas, que também são super saborosas, mas com as nozes o acabamento fica mais bonito.

 

2 - Copa recheada

 

Uma embalagem de copa fatiada, de sua preferência (nós usamos a marca Pamplona, pois está com um sabor incrível) 
Cream cheese
Rúcula baby (de folhas pequenas), mas se não achar use a grande mas em pedaços menores.
Palitos ou mini espetinhos 

➣Dica da Marcela: a receita original leva presunto parma, mas aqui a Marcela optou pela copa por ser bem mais em conta e também ficar super saboroso.

 

Como montar:

Passe o cream cheese em um dos lados da copa, rechear com a rúcula fresca, enrolar e fechar com o palito ou mini espetinho. 

3 - Caprese individual

whatsapp image 2019 09 05 at 11 48 17 am 2

 

- Copinhos transparentes (podem ser de acrílico ou de vidro) 
- Mini espetinhos (bambu e decorados ficam lindos)
- Molho Pesto (colocamos a receitinha logo abaixo)
- Tomate cereja grape cortados ao meio
- Mozzarela de búfala
- Folhas de manjericão fresco 

Como montar:

Coloque aproximadamente 1 colher de chá do molho pesto no fundo dos copinhos e reserve.
Comece a montagem com os demais ingredientes na seguinte ordem:
Coloque a metade do tomate cereja com a parte cortada para baixo, sobre ele uma folha de manjericão, em seguida a mozzarela de búfala, e sobre ela mais uma folha de manjericão. Por fim, coloque a outra parte do tomate, também com o corte para baixo, sobre o queijo  e prenda tudo com o espetinho, mergulhando em seguida o espetinho sobre o copinho já com o pesto no fundo. 

4 - Espetinho de frios com azeitona

Queijo (de sua escolha)
Azeitonas sem caroço
Salame

Como montar:

Corte o queijo em quadrados simétricos
Dobre o salame em quatro partes
Espete no palito a azeitona, depois o queijo, em seguida o salame e por último outra azeitona e finalize fechando com um palito. Foi assim que fizemos nesta tábua, mas segundo a Marcela, aqui você pode trocar algum dos ingredientes brincando com os sabores, variar a posição  se desejar ou ainda acrescentar uma ameixa seca. 
Tudo depende da sua criatividade e do seu paladar!

5 - Mix de Nuts salgado

whatsapp image 2019 09 05 at 11 47 51 am 2

Ingredientes:

100g de amêndoas cruas
100g de nozes chilenas
100g de pistaches sem casca
100g de amendoim cru
100g de macadâmias
100g de castanhas de caju cruas
1 maço de alecrim
1 colher de chá de flor de sal
azeite de oliva

Modo de preparar:

Preaqueça o forno em 180 graus. Distribua todas as castanhas em uma assadeira, regue-as com um fio de azeite de oliva, espalhe por cima a flor de sal e os ramos de alecrim. 
Deixe assar por aproximadamente 30 minutos, monitorando pois pode variar de um forno para o outro. O importante é que fiquem torradinhas, sem escurecer demais.

Agora a receitinha de molho pesto que está lá no feed do Instagram da Marcela (@pitacosdamarcela). Uma receita de família e que ela usou no preparo de uma das entradinhas aí de cima, a caprese individual. Este molho é um verdadeiro coringa em nosso dia a dia, podendo acompanhar diversos pratos. Segundo a Marcela, ela nunca deixa faltar em sua casa, usa diariamente em receitas e saladas. Vamos a receita, então anota aí:

Molho Pesto da Marcela

Ingredientes:

3 xícaras de folhas de manjericão (lavadas e secas em pano ou em secador de saladas)
1 ½  xícaras de salsinha
1 cabeça de alho descascado e sem o miolo do broto (tamanho normal, se for grande demais pode por só a metade)
1 colher de sopa de sal
¾ de xícara de pinoli, nozes ou castanha do Pará (aqui usamos o pignoli, mas todas ficam muito saborosas)
Cerca de 1 ½ xícaras de azeite de oliva

Modo de preparo:

O primeiro passo é torrar o pinoli em frigideira (gostamos muito de usar a frigideira Ceraflame) sem azeite nem nada, mas cuidado, o processo é rápido e se não cuidar ele queima fácil.
No liquidificador, coloque a salsinha, o manjericão, o alho, sal e o azeite. Quando já estiver emulsionado, desligue e adicione os pinoli ativando a função pulsar para não moer demais.
E pronto! Como esta receita rende em torno de 500ml, você pode distribuir em vidrinhos de sua preferência para consumo, armazenar na geladeira ou levar ao congelador para ir utilizando aos poucos em suas receitas.

Muito bem, agora que já preparou todos os petiscos é hora de distribuir de forma bem atrativa aos olhos. Aqui, usamos uma Bandeja, mas fica super legal também em Gamelas ou em porções menores como em Petisqueiras.

Iniciamos colocando o mix de Nuts em um Bowl (aqui usamos um modelo da Porto Brasil), pois achamos ele perfeito para compor com a bandeja que escolhemos. Posicionamos ele bem no centro e fomos distribuindo os petiscos por modelo, em torno do bowl, para deixar a bandeja mais harmonizada. 

Os espaços que sobraram, preenchemos usando alguns morangos, physalis, e também três tipos de queijo, em destaque um pedaço de queijo Brie, ao lado de um potinho com geleia agridoce de pimenta, que dá uma combinação perfeita. Mas claro que isso são sugestões de complemento que escolhemos baseados em nosso paladar, pois adoramos estas misturas de sabores!

whatsapp image 2019 09 05 at 11 48 17 am

Então é isso, sua tábua de frios já estará pronta para ser degustada!

Lembramos que acima de tudo, o receber bem consiste no carinho que aplicamos em cada detalhe, desde o preparo até na forma como recebemos nossos convidados. Acreditamos que o amor que aplicamos no preparo e no prazer em receber, faz com que tudo aconteça de forma simples e com uma alegria contagiante. Por isso compartilhamos juntas nossas experiências, para que você também se encoraje a desfrutar de momentos como estes.
Entendemos que estar entre as pessoas que mais amamos, independente da ocasião, torna nossos dias melhores, mais motivados e nos enriquece a mente com boas vibrações. Então se ficou com vontade de colocar as receitas na prática mas ficou desanimada porque ainda não tem lindas louças ou acessórios, saia dessa neura e use o que tiver disponível, afinal a vida não espera.
Quer fazer o Mix de Nuts mas as castanhas não vão caber no seu orçamento? Tranquilo, faça apenas com amendoim! Enfim, se sentiu vontade de fazer, faça com o que tiver ao seu alcance e não se preocupe muito com detalhes, apenas pense nas boas companhias, na alegria e nos bons momentos que poderão passar em torno desta tábua.
Simplesmente deixe tudo acontecer e divirta-se!

Marcela, só temos a agradecer por aceitar o convite e compartilhar conosco sua maravilhosa companhia, dividindo tamanho conhecimento e estas dicas incríveis. Cada encontro antes deste trabalho, cada conversa e cada momento em sua companhia nos inspiraram a nos manter firmes em nossos objetivos, acreditando no quanto podemos desfrutar desta vida com a as pessoas que mais amamos e que tanto nos fazem bem.
Só temos a agradecer e desejar muito sucesso! 

whatsapp image 2019 09 03 at 4 39 18 pm 1

Á você que nos lê neste momento, e sabe o quanto prezamos pelo receber bem, deixamos a dica: siga o perfil desta mulher inspiradora no Instagram ➣ @pitacosdamarcela.
Tudo o que ela posta vem de encontro à nossa filosofia de vida e temos certeza que irá agregar muito em suas vidas.


Redatora auxiliar e revisora: Gilmara Krause

Abraços e até a próxima!

Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.