• Grátis para Rio do Sul - SC
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 12x no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(

Blog Casa Café & Mel

7 motivos para você tomar chá todos os dias

Publicado em 08.04.2020 | comentários
1.477 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café e Mel

Bônus: lista dos melhores chás para cada situação.


Hoje vamos falar de uma coisa que adoramos: Chá. Seja pela manhã, no fim da tarde ou até mesmo a noite antes de dormir, o chá é uma das bebidas mais indicadas para relaxar o corpo. É aquele momento em que você se faz um carinho sabe? Escolhe o chá, prepara a infusão, separa uma linda xícara, se serve e depois? Ahhh depois, é só degustar tranquilamente e saborear cada gotinha do seu chá. Hummm delícia só de pensar! 

blog cha casa cafe e mel 5

Tomar chá já é um hábito popular em vários países, incluindo o Brasil, e é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Por ser considerado um hábito saudável, ele pode ser servido em um momento de relaxamento só você em casa ou até mesmo um motivo para reunir amigos, já vamos anotando esta dica para quando a quarentena terminar, vai ser uma ótima pedida chamar os amigos para um chá, quente ou gelado, você escolhe.

Sabia que podemos servir chás nas lindas suqueiras?

blog cha casa cafe e mel 2

Mas enquanto estamos em casa, ou ao chegar do trabalho, já podemos preparar neste momento especial, que tal fazer hoje um chá saboroso, para você, e claro para quem está aí com você também? Prepare uma mesa, com o jogo de chá que você tiver aí e se deliciem.

blog cha casa cafe e mel 6

Após um longo e cansativo dia, um chá pode proporcionar a você relaxamento e a melhorar a qualidade do sono. Depois das refeições é ótimo para a digestão, eliminar toxinas e gorduras, além de ajudar a melhorar sua saúde. Dependendo das ervas usadas na infusão, o chá pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, e independente de como servido, quente ou frio, ele pode trazer inúmeros benefícios. Há os chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e melhoram a função gastrointestinal, entre tantos outros benefícios.

blog cha casa cafe e mel 7

Resumir os benefícios do chá em apenas 7 itens é uma tarefa difícil, mas nós separamos os que achamos mais importantes e que você deveria saber  para começar a ver este queridinho com outros olhos. Veja só:

Amigo do cérebro

Quer manter o cérebro e o sistema neurológico turbinado? Vá de chá verde! A bebida possui propriedades e compostos que auxiliam não só na concentração, mas também na memória.

Amigo do coração

Deseja um coração saudável e funcionando como um preciso relógio? Aposte também no chá verde. Rica em substâncias curiosíssimas chamadas de flavonoides, a bebida tem propriedades antioxidantes, auxilia na defesa das células e pode até mesmo reduzir as taxas de colesterol. Além disso, uma CANECA é capaz de incrementar a produção de óxido nítrico no nosso organismo. E atenção: esse óxido é capaz de reduzir a pressão arterial. Bacana, não é mesmo? Que tal ir agora mesmo até a cozinha fazer um?

Aliado no emagrecimento

Quer se livrar dos quilinhos extras na balança? Por que não incluir o chá verde na dieta? Isso mesmo, esse poderoso líquido possui uma curiosa ação termogênica no nosso organismo, acelerando o metabolismo, a queima calórica e favorecendo o emagrecimento. Se você deseja emagrecer, talvez a combinação perfeita seja alimentação saudável e balanceada, exercícios físicos e o badalado chá verde. Experimente!

Sorriso no rosto!

Quem não gosta de um chá bem quentinho numa tarde chuvosa?! Pois saiba que um pouco de chá pode, literalmente, aumenta o nível de bem-estar. Isso acontece por causa de aminoácido específico presente no líquido. Chamada de L-theanina, essa substância é capaz de liberar neurotransmissores que aumentam a sensação de relaxamento e bem-estar. Quer ficar de bem com a vida? Beba bastante chá!

Fora mau hálito

Você é adepto das pastilhas de menta e das balinhas de hortelã? Eis uma nova e saudável estratégia para eliminar o mau hálito: beba chá de hortelã! Pode parecer surpreendente, mas a iguaria possui substâncias que evitam e diminuem o acúmulo das bactérias responsáveis pelo odor desagradável na boca.

Xô  insônia

Você tem dificuldade para dormir? Passa horas virando de um lado para o outro da cama em agonia? Que tal introduzir o costume de beber uma xícara de chá antes de deitar? Experimente um pouco de camomila ou alguma outra erva relaxante como capim- cidreira— esse simples ato pode ser maravilhoso! 

Ossos mais fortes

A vitamina D é uma grande aliada dos ossos fortes e saudáveis, mas o chá verde, por exemplo, pode diminuir os riscos de se desenvolver a temida osteoporose. Que tal acrescentá-lo ao cardápio do dia a dia?

blog cha casa cafe e mel 3

E agora vamos ao bônus dos chás e que tipo de erva usar para cada situação:


 1 – Abrir o apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca.

2- Calmantes: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica.

3- Digestivos: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, sálvia,  funcho e anis estrelado.

4 - Cicatrizantes: eucalipto, cavalinha, maracujá, couve, babosa, bálsamo-do-peru, cardo santo.

5 - Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga, folha de abacate.

6 - Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca.

7 - Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã.

8 - Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, zimbro, hortelã, erva-doce e capim-cidreira.

9 - Combate aos radicais livres: chá-mate.

blog cha casa cafe e mel 4

E então? O que achou das nossas dicas? Foi convencido a tomar chá todos os dias? Faça um teste e conte pra gente o resultado. Lembre-se sempre de optar pelo chá mais natural, se puder  prefira ervas e folhas ao invés dos sachês! 

 

Até breve

Comentários