Mesas temáticas e datas comemorativas

7 Dicas para montar uma mesa posta de Ano Novo Maravilhosa

Publicado em 28.12.2022 | comentários
Visualizações
13.362 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café Mel

A ceia do Réveillon é a última comemoração do ano, por isso acreditamos que ela merece uma atenção especial, então que tal se despedir deste ano a altura com uma linda mesa posta de Ano Novo? Vem com a gente e anota as dicas para prepará-la.

O ano passou tão rápido que Natal também já passou, e agora cá estamos ansiosos pelo Réveillon e por toda a renovação que esta passagem promete, e para comemorar, nada melhor que um belo jantar em uma mesa posta de Ano Novo encantadora.

Já falamos muitas vezes aqui, que receber amigos e familiares ao redor de uma mesa é uma celebração a vida e a melhor maneira de adquirir memórias afetivas, por isso, a decoração é tão importante quanto a ceia.
Diferente do Natal, uma linda mesa posta de Ano Novo não precisa ser carregada e trazer diversos temas. A ideia aqui é justamente contrária: uma decoração leve, clean, porém linda.

Com as dicas abaixo, nós vamos provar que para montar uma mesa posta de Ano Novo só será necessário dedicação e criatividade. Afinal, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença não é mesmo?

photo1671472010


Para te ajudar neste momento, preparamos uma sessão com produtos para te inspirar neste Ano novo!

CLIQUE AQUI

E CONFIRA NOSSAS PEÇAS!


1. Pense nas Cores

table setting 1170331 1920

Elas darão toda a identidade para a mesa. Para o Ano Novo as principais combinações utilizadas são o dourado, prata e branco. Porém, se quiser inovar, nada impede de utilizar uma paleta com cores relacionadas ao seus desejos para o futuro.

Amarelo: dinheiro

Rosa: amor

Verde: esperança

Vermelho: paixão

Azul: tranquilidade

Branco: Paz

2. Pense nos Objetos

Na hora de decorar a mesa é ideal você dar seu toque pessoal à mesa. Apenas tenha em mente que menos é mais, e sempre será um sucesso. Para economizar a dica é reutilizar itens que foram aproveitados no Natal. Vale os potinhos de vidro, garrafas, bolinhas, luzinhas e até os leds.

Flores, temperos e plantas: elas proporcionam charme, vida e deixam o ambiente convidativo. Invista na tradicional rosa ou então em plantinhas que tenham algum significado para essa época, como por exemplo:

Alecrim – saúde
Arruda – para afastar energias negativas
Begônia – amor e fertilidade
Orégano e manjericão – Dinheiro e trabalho
Orquídeas – espiritualidade e prosperidade

photo1672166269

Velas: Responsáveis por trazer elegância, elas sempre possuem um lugar de destaque e o melhor de tudo é que são fáceis de achar e não custam caro. Para valorizá-las faça uma composição com castiçais improvisados de taças.

photo1671477516

Balões: Há tempos, eles não podem faltar na decoração de Ano Novo. Para que eles fiquem flutuando é bem simples, basta enche-los com gás hélio. Outra dica legal é investir em balões decorativos como os de números.

Bebidas: Na mesa posta de Ano Novo garrafas como as de champanhe, jarras de água aromatizada e baldes de prata com gelo são uma aposta clássica e muito bacana, estes itens cumprem duas funções, bacana não é?

Imagem do WhatsApp de 2022 12 28 s 1047jpg

Decoração extra:

Ah, e se estiver no litoral (ou gostar de praia) é superbacana incorporar itens praianos tais como pérolas e conchas.

3. Desejos de Ano Novo

Se você é dos que seguem as superstições para os desejos de ano novo, opções não faltam:

Romãs: Na hora da virada, para atrair dinheiro, corte-a ao meio, pegue 3 sementes e segure-as nos dentes. Depois é só secá-las e guardar em um papel branco na carteira durante o ano.

Frutas secas: (pêssego, figo, uva-passa e avelãs): Elas são símbolos de sorte e fartura prosperidade, deixe a vontade na mesa.

Uvas: Na virada coma doze uvas, que simbolizam a prosperidade para os meses do novo ano, enquanto faz um pedido para cada uma. Lembre-se de guardar os caroços e mais tarde colocá-los na carteira.

Folha de louro: Para ter sucesso e riqueza coloque uma folha na sua carteira a meia-noite.

Arroz cru: Para atrair prosperidade e dinheiro, durante a virada é só distribuir pelos cantinhos da casa. No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, remova os grãos e jogue-os no jardim.

Dica: Não sabe onde colocá-los? A lentilha, o sal grosso, o arroz cru e a folha de louro ficam super legais quando preenchem vasinhos de vidro ou forminhas. Já o raminho de arruda é extremamente charmoso quando enlaçado junto ao guardanapo de pano.

4. Pense na composição das louças

Esse é certamente um dos tópicos mais importante para a mesa posta de Ano Novo. Para valorizar a mesa, o comum escolher nossa melhor louça. O momento pede que seja especial e se você puder que tenha requinte. As cores mais usadas são o branco e o transparente. O toque especial ficará por conta dos detalhes, como as taças e talheres.

photo1672228926 2

5. Pense nos acessórios, vestindo a mesa

Eles serão os responsáveis pelo toque final e especial da mesa posta de Ano Novo. Aqui também está liberado para utilizar o que tiver de melhor.

photo1671644019

Guardanapos: em cima do prato, preso com o porta-guardanapos, com dobra ou posicionado sob o prato e a toalha ficará lindo (prefira guardanapo de tecido).


photo1671644000

Sousplats: Por si só eles já garantem um ar sofisticado, mas se quiser que ele tenha ainda mais destaque opte por um tom diferente ao do prato e da toalha. As cores mais usadas nas mesas de réveillon são o prata, dourado, branco e transparente. Além disso eles são feitos para proteger a mesa e são perfeitos para demarcar os lugares a mesa. Você sabia que o ideal é um espaço de 40 cm entre cada prato?

photo1672228413


E quando o assunto é soltar a criatividade podemos brincar um pouco com as cores e fugir do tradicional branco! A cor vermelha além de representar paixão e um novo amor, significa também fortalecer o que ja está presente. É uma otima aposta para quem deja inovar, ou procura fortalecer laços!


Toalhas: Use-as principalmente quando você for usar mais taças na mesa.

Trilhos e caminho de mesas com americanos: juntos ficam um charme!

como preparar sua festa de casamento dicas de faca voce mesmo 9

Porta-guardanapos: também conhecidos como anéis de guardanapo, são um mimo a parte. Hávários modelos para você escolher, além é claro de poder soltar a criatividade em um DIY.

photo1672228926photo1672228926 1

6. Pense num detalhe especial

Para ganhar o coração de todos invista em pequenos gestos de carinho. Vale uma mensagem positiva para o ano que se inicia, uma lembrancinha em cima do prato, o lugar marcado com o nome, o guardanapo bordado com as inicias do convidado e o que mais a sua imaginação permitir.Utilize palavras na mesa, como forma de homenagem para os seus convidados: paz, amor, saúde.

photo1671472009

7. Como será o serviço?

Defina como será a forma que você vai receber seu convidado, se será mesa posta ou buffet.

O espaço da sua casa, lugares para sentar à mesa ou não ajudam a decidir e escolher uma das opções abaixo:

À Americana: informal e prático. As comidas ficam a mesa ou em aparadores tipo buffet, em separado ficam os guardanapos, e a louça. Aqui é o convidado o responsável por se servir.

À inglesa: esse serviço é muito conhecido por ser semelhante aos de restaurantes. Há a mesa posta, mas quem serve é o garçom com o auxílio de um carrinho.

À francesa: O mais formal e o menos utilizado de todos. Um garçom leva a comida ao convidado, que deve se servir sozinho, pelo lado esquerdo dele. A retirada do prato também é feita pelo garçom.


Por fim, lembre-se

Se divirta, experiemente, teste. Não busque a perfeição, apenas deixe o amor transbordar!

                                                                                                                                                                                                  -Iara palmira.


E aí, nós conseguimos te inspirar? Como você está pensando em montar sua mesa posta de Ano Novo? Conta pra gente!

mesa posta ano novo

Redatora auxiliar e revisão: Caroline Garcia

Curtidas Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.