• Grátis para Rio do Sul - SC
  • Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 12x no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(

Blog Casa Café & Mel

13 Dicas para não fazer feio à mesa

Publicado em 29.07.2020 | comentários
348 visualizações
Imagem do autor Shirlei Siemion
Shirlei Siemion
Redator da Casa Café e Mel

13  Dicas para Não Fazer Feio à Mesa


Vamos falar de um assunto bem interessante hoje, e que talvez te ajude a saber e também cuidar claro, sobre umas regrinhas de bons modos  à mesa. Há pessoas que dão a maior importância à isso, enquanto outras consideram pura frescura e perda de tempo. Mas e você?  

Não vamos nos ater aqui às regras de etiqueta para um evento formal, e sim sobre algumas dicas que são de ótimo tom ao serem usadas.

Porque claro uma boa educação à mesa é um tema que nunca sai de moda, ao contrário, ter uma postura correta às refeições é fundamental para transmitir boa impressão em qualquer evento, pode ser em um evento mais formal do trabalho, um casamento, ou formatura, entre tantos outros eventos que você pode ser convidado.

Ao seguir a essas regras simples, você tornará a sua presença mais discreta e elegante. Outra dica bacana é: seja sempre cordial, quer com os funcionários de um restaurante, quer com o anfitrião e convidados de uma refeição na casa de amigos ou familiares.

Por isso reunimos para você os erros mais comuns no comportamento à mesa:

 

1. Sempre de olho no celular

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 1

Sim, usar o celular à mesa é um sinal de maus modos. Guarde-o, pois não é higiênico, e é uma tremenda falta de consideração não dar atenção às outras pessoas que estão sentadas à mesa com você. 

Dica: O melhor é colocar o telefone em modo vibracall e guardá-lo no bolso. Se no meio de uma refeição, de repente alguém te ligar e você precisa atender, é necessário pedir desculpas, sair da mesa e resolver todos os problemas urgentes o mais rápido possível. Se não for urgente não atenda.

2. Começar a comer primeiro

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 6

Este item pode parecer difícil de cumprir e talvez muitos até fazem sem saber que é falta de educação. Então mesmo que a comida pareça estar deliciosa e você esteja com fome (como se não comesse há 7 dias ahahah), não seja o primeiro a se servir e muito menos encha demais o prato.

Dica: Quando estiver em um restaurante vale esperar que todos tenham recebido os seus pedidos e que a mulher sentada à mesa comece a comer. Quando somos convidados à uma casa é necessário esperar até que os anfitriões comecem a se servir ou o convidem você a se servir primeiro.

3. Cuidado com o prato principal

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 7

O prato principal deve ser servido pela pessoa que estiver diante dele. Se você estiver diante desse prato, mas não for o anfitrião, pode pedir ajuda a ele para servir esse prato. Importante: à mesa os pratos são passados aos demais convidados usando a mão direita.

4. Talheres usados não podem ficar sobre a mesa

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 13

Sim, as colheres, garfos e facas que  você já utilizou pelo menos uma vez, devem estar sobre o prato, e não sobre a mesa, o objetivo é não manchar a toalha. 

Dica: Ao conversar deixe os talheres repousados sobre o prato, não fique gesticulando com talheres nas mãos, isso é outro sinal de maus modos.

5. Morder o pão

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 10

Para comer pães, especialmente franceses, à mesa, basta ficar atento a duas regras, primeiro: não corte o pão com uma faca. Segundo: não arranque os pedaços mordendo diretamente um pedaço grande de pão. É melhor ir retirando pequenos pedaços com os dedos de acordo com a necessidade.

6. Como tirar e onde colocar o saquinho de chá

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 14

A melhor maneira é retirar o saquinho com uma colher (sem tocar a corda com as mãos), apertando ligeiramente contra a borda da xícara (para deixar escorrer o excesso de chá) e colocá-lo na parte superior esquerda do pires (o lado contrário da alça). E ali também deixamos a embalagem do saquinho de chá e o pacotinho de açúcar.

7. Manteiga no prato maior

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 15

Com relação à manteiga que usamos para comer com pão, a sugestão é, sempre que possível, colocar esse produto num prato menor, não no principal, geralmente o anfitrião deixará disposto à mesa um pratinho para isso, em um jantar em restaurante providencie para que você tenha o pratinho para o uso.

8. Passar o sal só quando te pedirem

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 3

Se você usou o sal ofereça aos seus companheiros de mesa, mas é importante lembrar que o saleiro deve ser oferecido junto com o pimenteiro em seu devido suporte. É mais correto não entregá-lo nas mãos, mas sim colocá-lo na mesa ao lado de seu companheiro.

9. Olhe para as pessoas quando fizer um brinde

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 9

Baixar ou desviar os olhos depois de um brinde é considerado um ato descortês. O recomendado é olhar no rosto de cada convidado para mostrar que está compartilhando do fundo de sua alma (afinal, os olhos são as janelas da alma) aquele momento tão importante. Se você convocou o brinde, espere os demais convidados beberem para, só então, tomar sua parte.

10. Cuidados pessoais em público

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 11

Este item é muito importante, arrumar-se em público, inclusive quando ninguém está olhando, usar o pente, o palito de dentes, o dedo para coçar a orelha, e principalmente assoar o nariz devem ser feitos somente no banheiro.

Palitar os dentes, por sinal, pode ter sido chique algumas décadas atrás, mas hoje é considerado um gesto de mal gosto. Se sentir necessidade de limpá-los, leve um rolinho de fio dental e use-o no banheiro.

11. Encher o prato

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 12

Sirva-se aos poucos, não encha o prato como se a comida fosse acabar. Caso continue com apetite, repita. 

12. Ficar corrigindo outras pessoas 

Lembre-se: regras de educação são para você saber, não para ficar falando. Se o seu vizinho de mesa estiver com um guardanapo pendurado no colarinho, colocar todos os seus gadgets sobre a mesa, comer fazendo barulhos e com a boca aberta e passar na sua frente na hora de servir, acredite: é possível suportar. Fique calma (o), e por favor não fale nada! 

 post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 4

 13. Quando levantar

post blog reras de etiqueta casa cafe e mel 16

Coma com calma, converse, aproveite o momento em que todos estão reunidos à mesa, e se você terminou antes espere, levante-se da mesa apenas quando todos terminarem a refeição.


E aí gostou do nosso texto? Sabia dessas regrinhas? E na sua família, qual é a regra de conduta mais importante à mesa? Compartilhe conosco nos comentários!
 

Comentários